Doze filmes para veres até ao fim de Outubro

29 AGOSTO, 2016 -

Nos próximos dois meses vamos ter alguns filmes a tomar em conta e por isso mesmo decidimos fazer uma pequena selecção das obras que para nós são as mais interessantes:

1 – “Cartas da Guerra” (Ivo M. Ferreira)

1971. António vê a sua vida brutalmente interrompida quando é incorporado no exército português, para servir como médico numa das piores zonas da guerra colonial – o Leste de Angola. Longe de tudo que ama, escreve cartas à mulher à medida que se afunda num cenário de crescente violência. Enquanto percorre diversos aquartelamentos, apaixona-se por África e amadurece politicamente. A seu lado, uma geração desespera pelo regresso. Na incerteza dos acontecimentos de guerra, apenas as cartas o podem fazer sobreviver. (estreia a 1 de Setembro)

2 – “Kubo and the Two Strings” (Travis Knight)

Kubo vive uma normal e tranquila vida numa pequena vila no Japão com a sua mãe. Até que um espírito vingativo do passado muda completamente a sua vida, ao fazer com que todos os tipos de deuses e monstros o persigam. Agora, para sobreviver, Kubo terá de encontrar uma armadura mágica que foi usada pelo seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai. (estreia a 8 de Setembro)

3 – “One More With Feeling” (Andrew Dominik)

Uma noite única, um evento único e um filme dirigido por Andrew Dominik, One More Time With Feeling será a primeira oportunidade que alguém vai ter de ouvir Skeleton Tree, o 16º álbum de estúdio de Nick Cave & The Bad Seeds . O filme será exibido em cinemas em todo o mundo a 8 de Setembro de 2016, imediatamente antes do lançamento de Skeleton Tree do dia seguinte. (estreia a 8 de Setembro)

4 – “Sully” (Clint Eastwood)

A 15 de Janeiro de 2009, o mundo testemunhou o “Milagre no Hudson” quando o piloto “Sully” Sullenberger fez deslizar o seu disfuncional avião na gelada água do Rio Hudson, salvando a vida de todos os 155 passageiros que se encontravam a bordo. No entanto, enquanto Sully era acarinhado pelo público e os media, pela sua manobra singular e hábil de aviação, uma investigação sobre o caso foi iniciada, ameaçando a sua carreira e reputação. (estreia dia 8 de Setembro)

5 – “Sausage Party” (Conrad Vernon/Greg Tiernan)

Dentro de um supermercado, os alimentos sonham em serem escolhidos pelas pessoas e se mudarem para as casas dos compradores. Mas eles nem suspeitam que serão cortados, ralados, cozidos e devorados! Quando uma salsicha descobre a terrível verdade, ela reúne outros alimentos com a tarefa de voltarem ao mercado e avisarem todos os colegas do risco que correm. (estreia a 15 de Setembro)

6 – “The Beatles: Eight Days a Week-The Touring Years” (Ron Howard)

Este documentário centra-se nos nos de digressão e atuações ao vivo dos The Beatles, desde o início dos anos 60, em Liverpool, e culminando no último concerto público em Candlestick Park, São Francisco, nos Estados Unidos, em 1966. Durante esse período, os “Fab Four” fizeram 166 concertos em 15 países e 90 cidades do mundo. Assim se formou o fenómeno cultural que ficou conhecido na história como “Beatlemania”, um movimento de fãs generalizado, consensual, abrangente, globalizado… algo que até então nunca existira. (estreia a 15 de Setembro)

7 – Taxi Driver (Martin Scorsese) Reposição do filme

Travis Bickle, um veterano da guerra do Vietname, conduz um táxi em Nova Iorque no turno da noite. Solitário e com insónias, Travis passa a noite a trabalhar, testemunhando a vida sórdida das ruas. Após sucessivas frustações, que incluem um encontro falhado e a tentativa de libertar uma jovem prostituta, Travis, numa mistura de revolta e impotência, decide partir numa cruzada violenta pela cidade… (estreia a 22 de Setembro)

8 – “Julieta” (Pedro Almodóvar)

O 20.º filme de Pedro Almodóvar marca o regresso ao cinema «das mulheres e das grandes personagens femininas», seguindo, com um foco especial, a personagem Julieta – interpretada por Adriana Ugarte e Emma Suarez – desde 1985 até à atualidade. A história contada através dos olhos da filha da personagem, interpretada por Blanca Pares. (estreia a 22 de Setembro)

9 – “Snowden” (Oliver Stone)

Quando Edward J. Snowden desvendou o programa secreto de vigilância mundial da NSA (Agência de Segurança Nacional Americana), simultaneamente abriu os olhos do mundo e fechou as portas do seu próprio futuro – desistindo da sua carreira, da sua namorada de longa data, e da sua terra natal.
O que levou Edward Snowden a perpetrar a maior divulgação de documentos classificados na história mundial?
Um filme de Oliver Stone baseado no livro “Os ficheiros Snowden: a história secreta do homem mais procurado do mundo” de Luke Harding e “Time of the Octopus” de Anatoly Kucherena, com a participação de Joseph Gordon-Levitt no papel de Edward Snowden. (estreia a 22 de Setembro)

10 – “Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children” (Tim Burton)

Do visionário realizador Tim Burton, e baseado no best-seller, chega-nos uma experiência cinematográfica inesquecível. Quando o avô de Jake lhe deixa um conjunto de pistas sobre um mistério que se estende por diferentes mundos e tempos, ele encontra um lugar mágico conhecido como A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares. Mas o mistério e o perigo aprofundam-se à medida que conhece os moradores e se apercebe dos seus poderes especiais…e dos seus poderosos inimigos. Jake acaba por descobrir que só a sua “peculiaridade” pode salvar os seus novos amigos. (estreia a 29 de Setembro)

11 – “Fuocoammare” (Gianfranco Rosi)

O documentário captura a vida da ilha italiana de Lampedusa. Na costa sul da Itália, o local tornou-se a linha de frente na crise de imigração na Europa. A zona virou manchete mundial nos últimos anos por ser o primeiro porto de escala para centenas de milhares de imigrantes da África e do Oriente Médio que tentam fazer uma nova vida no continente europeu. (estreia a 13 de Outubro)

12 – “Cafe Society” (Woody Allen)

Anos 1930. Bobby (Jesse Eisenberg) é um jovem aspirante a escritor que resolve mudar-se de New York para Los Angels. Lá ele deseja ingressar na indústria cinematográfica com a ajuda do seu tio Phil (Steve Carell), um produtor que conhece a elite da sétima arte. Após um bom período de espera, Bobby consegue o emprego de entregador de mensagens dentro da empresa de Phil. Enquanto aguarda uma oportunidade melhor, ele se envolve com Vonnie (Kristen Stewart), a secretária particular do tio. Só que ela, por mais que goste de Bobby, mantém um relacionamento secreto. (estreia a 20 de Outubro)

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Os estudantes portugueses de cinema e audiovisual poderão candidatar-se, a partir de hoje, a uma n

Inaugurou ontem, terça-feira, no Centro Cultural de Belém a exposição

Marlon Brando Jr. nasceu a 3 de abril de 1924 em Omaha, no estado de Nebraska, que se situa

Como seres humanos, temos a necessidade de fazer balanços e listas em relação ao que ficou para