Documentário ‘Hitchcock/Truffaut’ estreia nos cinemas portugueses

1 JUNHO, 2016 -

Hitchcock/Truffaut é o novo e primeiro documentário a solo do realizador Kent Jones. O cineasta norte-americano já tinha realizado A Letter to Elia sobre o mítico realizador Elia Kazan e a sua influência na vida e obra de Martin Scorsese, com quem aliás dividiu a realização do filme.

K. Jones assume agora as rédeas de Hitchcock/Truffaut, um documentário baseado no livro homónimo de François Truffaut sobre o ícone Alfred Hitchcock e o seu grande impacto e contribuição para o cinema. O novo trabalho fez a sua estreia a 19 de Maio de 2015 no Festival de Cannes (na secção Cannes Classics).

Já o livro Hitchcock/Truffaut tem como base uma longa entrevista que o então jovem Francois Truffaut fez ao cineasta Alfred Hitchcock. No entanto, este novo documentário traz ainda entrevistas a vários cineastas contemporâneos, tais como: Martin Scorsese, David Fincher, Arnaud Desplechin, Kiyoshi Kurosawa, Wes Anderson, James Gray ou Richard Linklater, onde estes falam sobre a influência do livro e da carreira de Hitchcock nas suas vidas.

Publicada em 1967, a obra literária realçou a importância do cineasta inglês Alfred Hitchcock. O realizador, que continua a influenciar o cinema actualmente, faz parte de um grupo muito restrito de artistas cujo tempo perpetuou toda a sua obra. O Mestre do Suspense, como é conhecido, foi pioneiro em muitos elementos nos seus filmes de suspense e thrillers psicológicos, sendo os planos longos um dos mais característicos: “os grandes planos são a pontuação dramática numa história, são toques de címbalos”, dizia Hitchcock.

O filme estreia assim nas salas portuguesas no dia 23 deste mês através da Midas Filmes.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

O mestre dos filmes de suspense Alfred Hitchcock é considerado uma referência pa

'The Birds and Other Stories' é uma colecção de contos da escritora inglesa 

A capacidade de capturar imagens por parte de drones tem evoluído imenso ao longo dos últimos ano

O mestre dos filmes de suspense Alfred Hitchcock é considerado uma referência pa