Desenhos inéditos de Vincent van Gogh vão ser apresentados ao público

15 NOVEMBRO, 2016 -

Um caderno com desenhos inéditos do pintor Vincent van Gogh será apresentado na terça-feira em Paris, dois dias antes da sua publicação simultânea em Franca e em vários países, entre eles os Estados Unidos e o Japão.

Praticamente nada se sabe sobre o conteúdo desta obra, conhecendo-se apenas o seu título – “Vincent van Gogh, o nevoeiro de Arles, o caderno reencontrado” – e a capa: um autorretrato com chapéu de palha, até agora desconhecido.

O livro de 288 páginas que, segundo a editora Le Seuil, contém “um número significativo de desenhos, mais de uma dezena“, é assinado por uma das maiores especialistas na obra do pintor holandês, a canadiana Bogomila Welsh-Ovcharov, uma das comissárias da exposição “Van Gogh em Paris”, patente em 1988 no Museu d’Orsay.

Este caderno só é conhecido dos seus proprietários, de mim e da editora“, declarou há alguns meses à agência francesa AFP Bernard Comment, editor da obra, que já publicara em 2014 uma biografia do célebre pintor holandês da autoria de Viviane Forrester (“Van Gogh ou o Enterro no Milheiral”).

O livro será simultaneamente publicado na quinta-feira em França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Holanda e Japão.

Inquirido sobre o conteúdo do caderno original, propriedade de um particular, limitou-se a responder: “É incrível, fulgurante“.

Os desenhos formam um conjunto muito impressionante, a sua autenticidade ficou bem comprovada numa série de testes e peritagens cruzadas: não levámos este projeto com ligeireza“, sublinhou o editor.

Houve um verdadeiro trabalho científico para atestar que se tratava realmente de um caderno utilizado por Van Gogh“, disse Bernard Comment.

O período de Arles de Van Gogh corresponde ao crepúsculo da sua vida. Foi nomeadamente em Arles, a 23 de dezembro de 1888, que Van Gogh cortou uma parte da orelha, após uma discussão com Paul Gauguin.

Vincent van Gogh, que se suicidou aos 37 anos em Auvers-sur-Oise, a 29 de julho de 1890, é considerado um dos maiores artistas de todos os tempos. As suas telas, expostas nos mais importantes museus, estão entre as mais procuradas.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

O documentário de Peter Knapp retrata Vincent Van Gogh, pintor holandês considerado uma d