‘Dersu Uzala’, de Akira Kurosawa, exibido na RTP Memória

22 DEZEMBRO, 2016 -

A obra Dersu Uzala, de Akira Kurosawa, um dos realizadores mais icónicos da história do Cinema, vai ser exibido na noite de 22 para 23 de Dezembro, à meia-noite, na RTP Memória. O filme esteve este ano em retrospectiva no Espaço Nimas, em Lisboa.

Baseado na obra literária de Vladimir Arsenev, Dersu Uzala é um dos filmes mais reconhecidos do cineasta, um dos mais importantes nomes do cinema japonês, a par com Kenji Mizoguchi ou Yasujirô Ozu. O filme, que em 1976 conquistou o Óscar para Melhor Filme Estrangeiro é uma obra marcante pela sua humanidade.

Tendo como palco a fria Sibéria, o filme incide sobre a história de uma expedição de um militar russo e a sua companhia com o objectivo de fazer um levantamento topográfico sobre a região. No frio siberiano, o Capitão Arsenev (Yuriy Solomin) torna-se amigo de um caçador local, Dersu Uzala (Maksim Munzuk), que passará a ser o seu guia e amigo. Esse importante laço de amizade e camaradagem crescerá entre eles ao longo da expedição, e ao longo de toda a obra de Akira Kurosawa.

Dersu Uzala é exibido às 00:00 de dia 23 de Dezembro, na RTP Memória.

 

 

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais do Cinema”

O Destrava - Festival de Línguas c

Akira Kurosawa é essencialmente famoso pelos seus Jidaigeki, retratos da