Denis Villeneuve vai realizar nova adaptação de ‘Dune’

1 FEVEREIRO, 2017 -

A novidade foi dada através de um tweet de Brian Herbert, filho de Frank Herbert, autor da obra literária Dune, de 1965. Denis Villeneuve, realizador de obras como Sicario ou o mais recente Arrival, nomeado a 8 Óscares, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Realizador, vai ser o novo timoneiro da nova adaptação da obra de Frank Herbert.

A adaptação cinematográfica desta obra de ficção científica não é propriamente uma novidade. Em 1973, Alejandro Jodorowsky tentou, sem sucesso, executar essa adaptação, idealizada num projecto de mais de uma dezena de horas, com música dos Pink Floyd e interpretações de Salvador Dali e Orson Welles. Esta obra que nunca chegou a avançar foi eternizada em Jodorowsky’s Dune, documentário de Frank Pavich.

Em 1983 Dune conheceu uma adaptação para cinema realizada por David Lynch com Kyle MacLachlan e Francesca Annis como alguns dos protagonistas. No entanto, a obra acabaria por fracassar junto da crítica e na bilheteira, ao ponto de David Lynch se ter “afastado” do seu próprio projecto.

Resta agora saber se Denis Villeneuve, que ainda neste ano de 2017 irá lançar Blade Runner: 2049, reboot do clássico de Ridley Scott, produtor desta nova obra e responsável por Denis ser o seu realizador, terá total liberdade criativa sobre esta nova tentativa de adaptação de Dune. Certo é que Denis Villeneuve é um dos mais conceituados realizados na actualidade, e já um grande nome na ficção científica.

 

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

A grande festa do cinema de terror está de vo

“I want to make pictures that simulate the effects of LSD

Entre os dias 8 e 11 de Dezembro, o Cinema São Jorge vai ser a casa da 7ª edição da Mos