‘Civilisations‘: Vem aí uma série sobre a história da cultura e arte desde o início da humanidade

3 AGOSTO, 2017 -

Esta nova série vai ser dividida em 10 partes e é inspirada em ‘Civilisation’, uma série criada pelo inglês Kenneth Clark (na fotografia) e com o cunho da BBC, em 1969. Agora, ‘Civilisations‘ é filmada em seis continentes: África, Ásia, Australásia (Austrália, Nova Zelândia e ilhas vizinhas no Oceano Pacífico Sul), Europa e América do Norte e do Sul.

Melanie Fall vai assinar ‘Civilisations‘ e a Nutopia vai produzir a série para a PBS e BBC em associação com a Universidade Aberta, uma universidade de ensino à distância, fundada e mantida pelo governo do Reino Unido.

Segundo o Deadline, a série vai explorar marcos culturais, como por exemplo: as grandes mesquitas de Istambul, as antigas cidades da Mesoamérica, as cavernas budistas de Ajanta na Índia ou os rituais fúnebres chineses. Para isso vai ser tomado em conta os primeiros artefactos culturais humanos e a representação do corpo na arte e o que acontece quando diferentes civilizações se encontram e a natureza dos “renascimentos” por todo o mundo.

Esta série deslumbrante, visualmente deslumbrante, segue o fio da criatividade através dos séculos, tecendo arte e cultura, história e humanidade“, disse Bill Gardner, vice-presidente da programação e desenvolvimento da PBS (Public Broadcasting Service, uma rede de televisão norte-americana de carácter educativo-cultural). “As ligações culturais das conversações revelam que a expressão artística tem sido uma força poderosa e esclarecedora desde o início da humanidade. Estamos entusiasmados por trazer aos espectadores esta exibição global expansiva da história da arte no seu melhor, como só PBS pode“, afirmou o vice-presidente.

Já Jonty Claypole, director de arte da BBC, disse: “A BBC está encantada de se associar com a PBS numa série com a escala, ambição e beleza da ‘Civilisations‘. As perguntas sobre como definimos a civilização e a forma como a tornamos melhor são tão pertinentes como sempre no século XXI. Através da arte, podemos realizar um espelho para a condição humana, através do tempo e da geografia – tanto para revelar as nossas conquistas colectivas como para nos entendermos melhor“.

Por fim, a produtora Nutopia comunicou que “orgulha-se de produzir esta série excepcional que explora as culturas de muitas civilizações diferentes de diferentes horários e lugares diferentes. Este não é apenas um conjunto de filmes sobre a história da arte; é uma série sobre o que significa ser humano, contada através de algumas das maiores realizações da humanidade“, disse Jane Root, CEO da Nutopia.

‘Civilisations‘ tem estreia marcada para a próxima Primavera nos EUA na PBS.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS