Cinema ao ar livre no CCB com entrada gratuita

26 JULHO, 2016 -

Em Agosto e Setembro, no âmbito da exposição Eduardo Souto de Moura: Continuidade, haverá cinema ao ar livre no Jardim das Oliveiras, do Centro Cultural de Belém. As escolhas de cinema do arquitecto Eduardo Souto de Moura, serão projectadas todos os sábados às 21h30, a partir de 13 de Agosto, com o apoio da Midas Filmes. A entrada é livre.

The Gold Rush foi realizado, escrito e protagonizado por Charles Chaplin e conta-nos a história de um terno e frágil vagabundo que se torna num perseguidor de ouro nas montanhas do Alaska. The Lone Prospector (o vagabundo) faz frente a brutais exploradores e às intempéries climáticas, acabando por se enamorar duma delicada bailarina.

Shirin é um filme realizado por Abbas Kiarostami e conta-nos a história de cento e catorze actrizes iranianas e uma estrela francesa: espectadoras mudas da representação teatral Khosrow e Shirin, um poema persa do século XII. O desenvolvimento do texto – que sempre apaixonou os espectadores na Pérsia e no Médio Oriente – permanece invisível para o espectador do filme. Toda a história é contada pelos rostos intensos e belos das mulheres que assistem ao espectáculo. Um mapa de ricas e pungentes emoções. É um trabalho “fora de campo” levado ao limite.

Pina é um filme para Pina Bausch de Wim Wenders, com o Tanztheater Wuppertal, sobre a obra única da extraordinária coreógrafa alemã que morreu em 2009. É uma viagem sensual e deslumbrante através das coreografias dançadas no palco e em locais da cidade de Wuppertal – cidade que durante 35 anos foi a casa e o centro de criatividade de Pina Bausch.

Os Verdes Anos, de Paulo Rocha, conta-nos a história de um rapaz de 19 anos, Júlio, vem para Lisboa a fim de tentar a sua sorte como sapateiro. No dia em que chega a Lisboa, um acidente fá-lo conhecer Ilda, uma rapariga da mesma idade, empregada doméstica num prédio perto do local de trabalho de Júlio. À medida que o filme se desenrola, vai nascendo um romance de amor entre os dois, mais forte da parte de Júlio, que ciumento, sentindo-se numa atmosfera estranha e hostil, desconfia permanentemente de Ilda, facto que a leva a romper o namoro. Num momento de cólera, impulsivo, Júlio acaba por matá-la.

Marquese d’O , é um filme realizado por de Eric Rohmer e conta-nos a história de Marquese d’O (Clever) é uma viúva cujo o pai (Luhr) comanda uma praça de guerra na Lombardia. Após a praça ser tomada pelos russos, os soldados se preparam para violentar a marquesa. Até que um tenente-coronel russo, o conde F. (Ganz), a salva e a leva para uma ala do castelo que ainda havia sido incendiada. É lá que o conde revela suas verdadeiras intenções com a marquesa. Meses depois, Julieta, inexplicavelmente aparece grávida. Incapaz de aceitar a vergonha, sua família a expulsa de casa. Sem se recordar de ter tido contacto com nenhum homem e convencida de sua inocência, Julieta deverá descobrir quem é o pai de seu filho.

Programação:
13 agosto – The Gold Rush, de Charlie Chaplin
20 agosto – Shirin, de Abbas Kiarostami
27 agosto – Pina, de Wim Wenders
3 setembro – The Gold Rush, de Charlie Chaplin
10 setembro – Os Verdes Anos, de Paulo Rocha
17 setembro – Marquese d’O, de Eric Rohmer

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

CineCinema é o novo evento de cinema que está a iluminar as noites de verão no Museu de Lisboa