Cinco anos depois Bon Iver apresenta novo disco, ao vivo, amanhã

11 AGOSTO, 2016 -

Depois de ter passado 3 meses isolado do mundo, numa cabana de madeira em pleno Inverno, Justin Vernon fez nascer o álbum For Emma, Forever Ago. Este seria o seu primeiro trabalho como Bon Iver. O álbum foi produzido neste ambiente de solidão em que Justin Vernon hibernou da realidade.
Após o seu lançamento do álbum, a 19 de Fevereiro nos EUA e a 12 de Maio e 2008 na Europa, Justin recebeu boas críticas o que o fez sair da sua cabana de retiro em Medford, Wisconsin, para os grandes palcos sob os holofotes da fama e da notoriedade. Todo este projecto foi idealizado, escrito e produzido apenas por Justin Vernon.
Depois da surpresa do primeiro trabalho e depois de um Ep para adensar ainda mais os sentidos, em 2009, chamado de Blood Bank, os Bon Iver, agora em formato banda, surgiram a 17 de Junho de 2011 com mais um punhado de belas músicas, e mais uma vez escritas e compostas apenas por Justin Vernon.
No entanto se no álbum de estreia, For Emma, Forever Ago, a solidão de Justin foi o tema central e fundamental, no álbum homónimo, Bon Iver, a união e a pluralidade foram a lógica da sua força. O disco contou com a colaboração de vários músicos, eram ao todo 10, daí o projecto ser apresentado agora como um trabalho de banda.
O disco Bon Iver, foi lançado com 10 músicas, cada uma com um título a remeter para um local ou cidade. Em nota de curiosidade a música intitulada Lisbon, deste alinhamento, é uma vila do Ohio, com cerca de 3000 habitantes, e não a capital portuguesa.

1- Perth
2- Minnesota, WI
3- Holocene
4- TowersMichicant
5- Hinnom, TX
6- Wash
7- Calgary
8- Lisbon, OH
9- Beth/Rest

Aquando do lançamento deste álbum a crítica falou principalmente do seu afastamento em relação ao primeiro álbum, For Emma, Forever, e da sonoridade saturada, pelo uso exagerado de instrumentos adicionados. For Emma, Forever Ago era efectivamente mais simples.
No entanto o disco Bon Iver foi eleito o Melhor Álbum de Música Alternativa nos Prémios Grammy, em 2012. A banda ganhou também o prémio Artista Revelação. O grupo foi também indicado a Melhor Artista Internacional Masculino Solo e Melhor Revelação Internacional.

«Arriscámos em direcções que não foram demasiado influenciadas pela indústria e por fazer dinheiro. Para nós, é apenas pelo amor», disse o artista em 2012. Vernon confessava que o interesse no projecto Bon Iver estava a «esmorecer» e não garantia futuro à banda.

Agora, 5 anos depois da edição do álbum Bon Iver, Justin Vernon está de volta e segundo consta o título do novo trabalho deverá ser 22 Days.

Justin Vernon regressa assim aos palcos já na próxima sexta-feira (amanhã) com o projecto Bon Iver, onde irá apresentar as novas músicas ao vivo, durante um concerto no Eaux Claires Festival. Um evento que é curado pelo próprio Vernon com a ajuda de Aaron Dressner, dos The National.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Os dias 8, 9, e 10 de junho de 2017 trazem mais um NOS Primavera Sound à cidade d

Passado o

O festival HAVEN em Copenhaga (Dinamarca) teve a sua primeira edição de sempre n

No final de 2006, depois de uma relação amorosa falhada, de uma banda desfeita (DeYarmond