Cinco anos depois Bon Iver apresenta novo disco, ao vivo, amanhã

11 AGOSTO, 2016 -

Depois de ter passado 3 meses isolado do mundo, numa cabana de madeira em pleno Inverno, Justin Vernon fez nascer o álbum For Emma, Forever Ago. Este seria o seu primeiro trabalho como Bon Iver. O álbum foi produzido neste ambiente de solidão em que Justin Vernon hibernou da realidade.
Após o seu lançamento do álbum, a 19 de Fevereiro nos EUA e a 12 de Maio e 2008 na Europa, Justin recebeu boas críticas o que o fez sair da sua cabana de retiro em Medford, Wisconsin, para os grandes palcos sob os holofotes da fama e da notoriedade. Todo este projecto foi idealizado, escrito e produzido apenas por Justin Vernon.
Depois da surpresa do primeiro trabalho e depois de um Ep para adensar ainda mais os sentidos, em 2009, chamado de Blood Bank, os Bon Iver, agora em formato banda, surgiram a 17 de Junho de 2011 com mais um punhado de belas músicas, e mais uma vez escritas e compostas apenas por Justin Vernon.
No entanto se no álbum de estreia, For Emma, Forever Ago, a solidão de Justin foi o tema central e fundamental, no álbum homónimo, Bon Iver, a união e a pluralidade foram a lógica da sua força. O disco contou com a colaboração de vários músicos, eram ao todo 10, daí o projecto ser apresentado agora como um trabalho de banda.
O disco Bon Iver, foi lançado com 10 músicas, cada uma com um título a remeter para um local ou cidade. Em nota de curiosidade a música intitulada Lisbon, deste alinhamento, é uma vila do Ohio, com cerca de 3000 habitantes, e não a capital portuguesa.

1- Perth
2- Minnesota, WI
3- Holocene
4- TowersMichicant
5- Hinnom, TX
6- Wash
7- Calgary
8- Lisbon, OH
9- Beth/Rest

Aquando do lançamento deste álbum a crítica falou principalmente do seu afastamento em relação ao primeiro álbum, For Emma, Forever, e da sonoridade saturada, pelo uso exagerado de instrumentos adicionados. For Emma, Forever Ago era efectivamente mais simples.
No entanto o disco Bon Iver foi eleito o Melhor Álbum de Música Alternativa nos Prémios Grammy, em 2012. A banda ganhou também o prémio Artista Revelação. O grupo foi também indicado a Melhor Artista Internacional Masculino Solo e Melhor Revelação Internacional.

«Arriscámos em direcções que não foram demasiado influenciadas pela indústria e por fazer dinheiro. Para nós, é apenas pelo amor», disse o artista em 2012. Vernon confessava que o interesse no projecto Bon Iver estava a «esmorecer» e não garantia futuro à banda.

Agora, 5 anos depois da edição do álbum Bon Iver, Justin Vernon está de volta e segundo consta o título do novo trabalho deverá ser 22 Days.

Justin Vernon regressa assim aos palcos já na próxima sexta-feira (amanhã) com o projecto Bon Iver, onde irá apresentar as novas músicas ao vivo, durante um concerto no Eaux Claires Festival. Um evento que é curado pelo próprio Vernon com a ajuda de Aaron Dressner, dos The National.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Justin Vernon deu uma entrevista ao jornal britânico

Foi em 2012 que assisti ao concerto de Bon Iver na arena do Campo Pequeno, com For Emma

As imagens enigmáticas, que têm aparecido nos perfis de Bon Iver nas redes sociais, e a declaraç

Em 1854, depois de 2 anos, 2 meses e 2 dias isolado numa cabana ao largo do lago Walden em Massachu