Ciclo de cinema ‘As Imagens Reencontradas’ na Universidade de Lisboa

20 MARÇO, 2017 -

O ciclo de cinema As Imagens Reencontradas é de entrada livre e decorrerá de 6 de Abril a 25 de Maio, às quintas-feiras, pelas 18:30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Partilhar momentos fulcrais da História do Cinema com os outros, quer se encontrem dentro ou fora da comunidade académica, é uma responsabilidade que cabe a quem acredita que essas recordações acrescentam importância às nossas vidas, e aos que não querem que esses instantes valiosos caiam no esquecimento. O ciclo As Imagens Reencontradas, com curadoria de Tiago J. Silva (estagiário curricular no Núcleo de Programação Cultural da Reitoria da UL), organiza-se com o objectivo de cumprir aquele propósito, problematizando questões relacionadas com a cinefilia e, por esse motivo, tentando fazer justiça às memórias e imagens que recordamos da História do Cinema.

As sessões do ciclo contarão sempre com convidados que fazem uma breve apresentação do filme: António M. Feijó, Clara Rowland, Fernando Guerreiro, Ivo Canelas, Mário Jorge Torres, Simão Valente e Tiago J. Silva. A escolha dos filmes coube a cada convidado, e pediu-se apenas que se cumprisse um requisito: o filme em questão tem de ser um filme que recordem da História do Cinema — e, portanto, um dos filmes das suas vidas.

Neste momento, o ciclo conta com o apoio à divulgação da Câmara Municipal de Lisboa, do Centro de Estudos Comparatistas da FLUL e da Take Cinema Magazine.

6 Abril
Senso de Luchino Visconti (1954), 122 min
Apresentado por Tiago J. Silva

Momento absolutamente fundamental na obra de Luchino Visconti, Senso é o filme em que o melodrama atinge o seu apogeu. A história de amor condenado entre a Condessa Livia Serpieri (Alida Valli) e o tenente Franz Mahler (Farley Granger), que tem como pano de fundo os últimos dias da ocupação austríaca em Itália, começa na ópera para lhe herdar o tom e a teatralidade extasiante. Quando o par percebe que a sua existência não pode ser “alheia ao Céu e ao Inferno”, como se diz no poema de Heine que Franz cita, é já tarde demais.

20 Abril
Rio Bravo de Howard Hawks (1959), 136 min
Apresentado por Mário Jorge Torres

Em Rio Bravo, Howard Hawks reúne lendas do western para examinar e transgredir as regras do próprio género cinematográfico. O xerife John T. Chance (John Wayne), depois de prender o criminoso Joe Burdette (Claude Akins), sabe que terá de proteger a cadeia com a sua vida: é que Nathan (John Russell), o irmão de Joe, não olhará a meios para libertá-lo. Para o ajudar com a sua tarefa, Chance contará com a companhia de Stumpy (Walter Brennan), Dude (Dean Martin) e Colorado (Ricky Nelson). Entre os tiros, há canções, conversas e paixões antigas.

27 Abril
Halloween de John Carpenter (1978), 92 min
Apresentado por Fernando Guerreiro

Halloween é um dos mais célebres filmes de terror de sempre, e deu origem a inúmeras imitações e variações que continuam a surgir no cinema actual. Mesmo quem não o viu consegue identificar de imediato a banda-sonora e reconhecer o perturbador Michael Myers. Ancorando a acção no seio da vida adolescente nos subúrbios americanos, John Carpenter foca-se no regresso do assassino a Haddonfield depois da sua evasão do hospício. A data que Myers escolhe para o fazer não é acidental: é noite de Halloween e faz 15 anos desde que assassinou a irmã.

4 Maio
Il Divo de Paolo Sorrentino (2008), 110 min
Apresentado por Simão Valente

Os números que marcaram a carreira de Giulio Andreotti são invulgares: foi ministro dezanove vezes e primeiro-ministro italiano sete vezes. Foi também acusado vinte e nove vezes – e absolvido em igual número. Em Il Divo, Toni Servillo dá corpo ao homem que chegou a ser comparado a Júlio César, e Paolo Sorrentino detém-se especialmente nos abusos de poder, vínculos criminosos e jogos de influência protagonizados pelo político. O filme, sendo narração de uma biografia com pormenores inusitados, é também retrato de um sistema viciado e decadente.

11 Maio

Ladri Di Biciclette de Vittorio De Sica (1948), 85 min
Apresentado por Ivo Canelas

“Tenho sido amaldiçoado desde o dia em que nasci”. Quem o diz é Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani) em Ladri Di Biciclette, filme maior de Vittorio De Sica e exemplo perfeito do neo-realismo italiano em pleno. Depois de lhe roubarem a bicicleta, de que precisa desesperadamente para poder trabalhar, Antonio vagueia por Roma com o filho Bruno (Enzo Staiola) na esperança de a reaver. As deambulações pela cidade, autênticas meditações sobre a pobreza e o pós-guerra, trarão dilemas morais e sérias decepções.

25 Maio
Gloria de John Cassavetes (1980), 121 min
Apresentado por António M. Feijó

Gena Rowlands, na oitava de dez colaborações com John Cassavetes, tem em Gloria uma das suas mais pungentes e carismáticas personagens. A mulher que dá título ao filme vê-se obrigada a fugir da máfia ao mesmo tempo que protege Phil (John Adames), filho dos vizinhos que acabam de ser assassinados pela organização, e que tem em sua posse informações importantes. Pensado inicialmente enquanto guião que venderia a um grande estúdio, o filme acabou por ser realizado por Cassavetes a pedido da actriz, e tem como referência os primeiros filmes de gangsters da Warner Brothers.

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