Castro Marim promove concerto para homenagear Paco de Lucía

8 FEVEREIRO, 2017 -

Um concerto do Pedro Jóia Trio vai assinalar o início da geminação com a cidade espanhola de Algeciras e homenagear o falecido guitarrista espanhol Paco de Lucía, a 17 de março, anunciou hoje a Câmara de Castro Marim.

A Câmara de Castro Marim explicou que o concerto deste trio vai realizar-se na biblioteca municipal sob a designação ‘Segredos de Lucía – Friday Nights de Lucía’ e pretende “consolidar a ligação umbilical deste génio imortal ao Algarve”, já evocada no verão passado com o Festival de Lucía, apadrinhado pela fadista Mariza.

A câmara algarvia considerou num comunicado que, além de prestar uma homenagem ao falecido guitarrista, o concerto vai também realçar o papel das mulheres na vida do artista, “através da memória de sua mãe, Lúcia, que era natural de Monte Francisco [localidade do concelho de Castro Marim] e cuja alegria e semblante lusitano sempre o inspirou”.

“No âmbito do Festival de Lucía, lança-se agora os ‘Segredos de Lucía – Friday Nights de Lucía’, um extraordinário concerto com Pedro Jóia Trio (Pedro Jóia na guitarra, João Frade no acordeão e Norton Daiello no baixo) e um convidado especial, que trará o flamenco de Algeciras, terra que viu Paco de Lucía nascer e crescer”, anunciou a autarquia.

O concerto do Pedro Jóia Trio está agendado para 17 de março, às 21:30, na biblioteca municipal de Castro Marim, e “assinala também o arranque do processo da geminação de Castro Marim a Algeciras, que pretende consolidar a memória do guitarrista a estes territórios”, sublinhou a câmara algarvia.

A iniciativa ‘Segredos de Lucía’ vai realizar-se “em determinadas sextas-feiras à noite” e permitirá “adaptar o mesmo espetáculo à especificidade local” e “fazer a ligação a artistas locais”, observou ainda o município, um dos 16 do distrito de Faro.

A Câmara de Castro Marim revelou ainda que o concerto vai também passar por Loulé e Lagos e integra o programa 365 Algarve, desenhado para promover atividades culturais na época de menor procura turística na região, dinamizar o setor e esbater a sazonalidade.

“No âmbito do programa 365 Algarve e da sua política de descentralização e circulação de eventos, os ‘Segredos de Lucía – Friday Nights de Lucía’ contemplam uma parceria com os municípios de Loulé e Lagos, que levam a iniciativa aos seus palcos de eleição, contribuindo para um maior enriquecimento e diversificação da oferta cultural e turística na região durante a chamada época baixa”, acrescentou a autarquia algarvia.

Texto de Lusa

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS