‘Cartas da Guerra’, de Ivo M. Ferreira, em competição para o prémio europeu Lux

4 JULHO, 2016 -

O filme ‘Cartas da Guerra‘, de Ivo M. Ferreira, foi selecionado para a competição do prémio de cinema Lux, que é atribuído pelo Parlamento Europeu, revelou hoje a produtora O Som e a Fúria.

A cumprir a décima edição, o prémio conta este ano com dez filmes candidatos, dos quais serão escolhidos três finalistas, em julho. Esses três filmes finalistas serão legendados nas línguas oficiais da União Europeia. O vencedor do prémio será só conhecido no outono.

Entre os dez selecionados, está ‘Cartas da guerra‘, filme inspirado no livro “D’este viver aqui neste papel descripto – Cartas da Guerra“, com as cartas que o escritor António Lobo Antunes escreveu à primeira mulher, de 1971 a 1973, durante o tempo em que esteve em Angola, na guerra colonial.

O filme, rodado a preto e branco em Angola, tem como fio condutor a narração, com as vozes de Miguel Nunes e Margarida Vila-Nova, das cartas que o escritor enviou à sua esposa na altura.

A terceira longa-metragem de Ivo M. Ferreira, que se estreia nos cinemas a 01 de setembro, conta com um elenco com mais de quarenta atores, entre os quais Miguel Nunes, Ricardo Pereira, João Pedro Vaz e Simão Cayatte, além de Margarida Vila-Nova.

Os filmes “O que está por vir“, de Mia Hansen-Love (prémio de realização no Festival de Berlim), “À peine j’ouvre les yeux“, de Leyla Bouzid, a animação “Ma vie de courgette“, de Claude Barras (vencedora do festival de Annecy), e “Sieranevada“, de Cristi Puiu, também foram selecionados para o prémio europeu.

O prémio Lux de Cinema foi criado em 2007, no âmbito dos 50 anos da assinatura do Tratado de Roma. Na primeira edição, foi distinguido o filme “Do outro lado“, de Fatih Akin.

Com o objetivo de facilitar a circulação do cinema europeu no espaço comunitário, o prémio tem por objetivo distinguir um filme que difunda “a construção europeia ou a diversidade de culturas“.

Texto Lusa / CCA

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS