‘Cartas da Guerra’, filme de Ivo M. Ferreira, vai ser editado em DVD

14 NOVEMBRO, 2016 -

Cartas da Guerra“, o último filme de Ivo M. Ferreira, baseado nas cartas da guerra de António Lobo Antunes, vai ser editado em DVD a 18 de Novembro.

“As cartas deste livro foram escritas por um homem de 28 anos, na privacidade da sua relação com a mulher, isolado de tudo e de todos durante dois anos de guerra colonial em Angola, sem pensar que algum dia viriam a ser lidas por mais alguém. Não vamos aqui descrever o que são estas cartas: cada pessoa irá lê-las de forma diferente, seguramente distinta da nossa. Mas qualquer que seja a abordagem, literária, biográfica, documento de guerra ou história de amor, sabemos que é extraordinária em todos esses aspectos.
A escolha de as publicar não é nossa: é a vontade expressa da nossa Mãe, destinatária e conservadora deste espólio até há pouco tempo. Sempre nos disse que as poderíamos ler e publicar depois da sua morte, e esse momento chegou agora.”

São estas as palavras de introdução ao livro “D’este viver aqui neste papel descripto”, da organização Maria José e Joana Lobo Antunes, adaptado no cinema pelo realizador Ivo M. Ferreira. Premiado e aclamado internacionalmente, “Cartas da Guerra“, a terceira longa-metragem do realizador e o seu maior projecto, reuniu mais de 20.000 espectadores em sala. Foi recentemente nomeado para representar Portugal na corrida para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

cartas-da-guerra1

Em 1971, António vê a sua vida brutalmente interrompida quando é incorporado no exército português, para servir como médico numa das piores zonas da Guerra Colonial – o Leste de Angola. Longe de tudo que ama, escreve cartas à mulher à medida que se afunda num cenário de crescente violência. Enquanto percorre diversos aquartelamentos, apaixona-se por África e amadurece politicamente. A seu lado, uma geração desespera pelo regresso. Na incerteza dos acontecimentos de guerra, apenas as cartas o podem fazer sobreviver.

É das obras mais admiráveis do cinema português das últimas décadas, um testemunho ímpar sobre a memória da guerra colonial.”, disse Vicente Jorge Silva, no jornal Público. Ou ainda: “Talvez o mais belo filme de guerra desde A BARREIRA INVISÍVEL de Terrence Malick.”, pode ler-se no jornal The Guardian.

DVD nas lojas a 18 de Novembro. Inclui Making-Of do filme.

CARTAS DA GUERRA
2016 – Portugal – 105 min
Legendas: Português, Inglês
PVP: 10 €

cartas-da-guerra-capa_alta

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Com ante-estreia marcada para esta quarta-feira, Cartas da Guerra

Como seres humanos, temos a necessidade de fazer balanços e listas em relação ao que ficou para

Cartas da Guerra (

Os filmes 'Cartas da Guerra' e 'Cinzento e Negro' foram os grandes vencedores d