‘Cartas da Guerra’ e ‘Cinzento Negro’ vencedores nos Prémios Áquila 2016

12 DEZEMBRO, 2016 -

Os filmes ‘Cartas da Guerra’ e ‘Cinzento e Negro’ foram os grandes vencedores dos Prémios Áquila 2016, que distinguem as melhores produções portuguesas de cinema e televisão e que foram anunciados hoje.

‘Cartas da Guerra’ venceu o galardão de melhor filme e de melhor argumento, pelo trabalho de Ivo M. Ferreira e de Edgar Medina, enquanto o filme ‘Cinzento e Negro’ arrebatou os prémios de melhor realizador, atribuído a Luís Filipe Rocha, e de melhor ator principal, para Filipe Duarte.

Maria Rueff venceu o prémio de melhor atriz principal pelo trabalho no filme ‘O Amor é lindo… Porque Sim!’, José Raposo o galardão de melhor ator secundário pela interpretação no filme ‘O Leão da Estrela’ e São José Lapa o prémio de melhor atriz secundária pelo papel no filme ‘A Canção de Lisboa’.

Os prémios Áquila 2016 atribuíram o galardão de melhor telenovela a ‘A Impostora’ e o prémio de melhor série à série juvenil Massa Fresca – ambas produzidas pela Plural Entertainment.

Ainda na categoria televisão, Diogo Infante venceu o prémio de melhor ator principal (‘A Impostora’) e Isabel Abreu o de melhor atriz principal (‘A Rainha das Flores’), enquanto Tiago Felizardo venceu o prémio de melhor ator secundário e Paula Lobo Antunes o de melhor atriz secundária, ambos pelos seus papéis na telenovela ‘Santa Bárbara’.

Foram anunciados também os três Prémios Especiais Áquila: o Condor (ou revelação) para a atriz Mariana Pacheco, o Fénix (de carreira) para o ator Luís Vicente e o Excelsior (papel no setor) ao CineGuia Portugal, um diretório só para empresas e profissionais do setor do cinema, televisão e publicidade

Ao contrário das duas edições anteriores, este ano os prémios foram anunciados numa transmissão em direto no canal Cinemundo, sem uma gala de entrega.

Estes prémios são uma iniciativa da Fénix Associação Cinematográfica, cujos vencedores são escolhidos pelos espetadores portugueses por votação ‘online’.

Texto de Lusa

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Como seres humanos, temos a necessidade de fazer balanços e listas em relação ao que ficou para

Os vencedores da XXII edição dos Caminhos Film Festival já foram anunciados e os filmes

"Cartas da Guerra", o último filme de Ivo M. Ferreira, baseado n

A terceira longa-metragem do realizador Ivo M. Ferreira estreia a 1 de Setembro, foi rodada