Canção para o dia: ‘Nothing To Lose’ – The Brian Jonestown Massacre

13 ABRIL, 2016 -

Artista: The Brian Jonestown Massacre
Álbum: Strung Out in Heaven (2013)
Canção: ‘Nothing To Lose’

No início da passada semana o Reverence Valada deu a conhecer o cartaz da edição deste ano e certamente fez o dia, semana, mês ou talvez mesmo ano a muita gente que vislumbrou com surpresa The Brian Jonestown Massacre encabeçando o alinhamento para o dia 9 de Setembro. OK, em retrospectiva, talvez não tenha sido uma surpresa desmesurada tendo em conta que, dias antes, o festival já tinha assegurado a presença de Joel Gion & The Primary Colours, grupo que conta com alguns membros dos BJM, mas mesmo assim não deixou de ser uma grande notícia.

Se nem a memória nem a internet me falham esta vai ser a primeira passagem do grupo norte-americano pela península ibérica desde 2014, ano em que actuaram no Primavera Sound de Barcelona, e a primeira de sempre em Portugal.

Sempre lideradas por Anton Newcombe, as várias formações dos BJM estão desde 1990 a aprimorar o rock psicadélico. Pelo caminho foram criando uma devota base de fãs um pouco por todo o mundo. Um destes casos de grande devoção levou um amigo madrileno, já farto de apenas conhecer a banda pelas colunas da sala, ao Cosmosis Festival em Manchester. Imagino que quando lhe tenha dado a notícia de que os BJM viriam agraciar este canto da Europa tenha tido uma ligeira paragem cardíaca confrontado com a possibilidade de os poder ver duas vezes no mesmo ano.

Para aqueles que não a conhecem ou para os que a já conhecem, porque nunca é de mais ouvir boa música, trago hoje a canção “Nothing To Lose” do álbum de 1998 Strung Out In Heaven.

Depois de seis álbuns editados pela Bomp! Records os BJM assinaram um contrato que previa a edição de vários trabalhos futuros pela TVT Records. Este Strung Out In Heaven, apesar de excelente, não atingiu as expectativas de vendas que a TVT propusera o que levou à dissolução do contracto. Evidentemente isto não ditou o fim dos BJM que depois de Strung Out In Heaven lançaram mais oito álbuns, dois deles no passado ano.

Hoje, “Nothing To Lose” nos vossos ouvidos e até Setembro são só cinco meses.

“Hey did you listen when I said
That you best wise up or you’ll soon be dead
You better unplug your ears, uncover your head
‘Cause no one wants to be in your shoes
You ain’t got nothing but nothing to lose”

Texto: Carlos Simões

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

A áurea da alma punk continua a pairar sobre a banda, nunca foram dados a grandes luxos, muito por