Buraka Som Sistema despedem-se dos palcos

2 JULHO, 2016 -

Há 10 anos atrás a Amadora via nascer os Buraka Som Sistema. Levaram a conhecer o nome de Portugal pelo mundo ao som do Kuduro. Um shot de energia e musicalidade faziam o público bater pé por onde quer que atuassem. A banda despediu-se dos palcos na passada sexta-feira, 1 de Julho, no festival “Globalie”, realizado nos jardins da Torre de Belém. Kking Kong, Dotorado Pro, Batuk, Dengue Dengue Dengue e MC Bin Laden deram musica naquele que foi o último adeus dos Buraka Som Sistema.

Ficarão para sempre nas nossas memórias os grandes hits da banda como “Sound of Kuduro”, “Kalemba (Wegue, Wegue)” e “(We Stay) Up All Night”. Dos momentos mais emblemáticos dos Buraka destacam-se os MTV Europe Music Awards e os Globos de Ouro, dos quais foram vencedores. Em 2009 fizeram furor no festival Coachella e esgotaram algumas das mais emblemáticas discotecas em Londres, Berlim e Nova Iorque.

À Rádio Renascença, João Barbosa (Branko), um dos membros da banda, revela que o objetivo é transformar os 10 anos em que estiveram na estrada em outros projetos. “Os próximos passos serão cada um respirar um pouco e encontrar-se um pouco mais a si próprio, por forma a conseguirmos ter a certeza que continuamos a fazer música relevante, música essencial. A cidade já apanhou a música que queremos passar, agora resta implantá-la de outras formas”. João acrescenta ainda que os Buraka poderão reunir-se daqui a quatro ou cinco anos e gravar um novo disco. Resta-nos esperar pelas cenas dos próximos episódios.

Texto de Liliana Pedro | Fotografia de Paulo Spranger/Global Imagens

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS