‘Brutti, Sporchi e Cattive’, o icónico filme de Ettore Scola, vai ser transmitido na RTP2

16 MAIO, 2016 -

O icónico filme ‘Brutti, Sporchi e Cattive‘, ou em português ‘Feios, Porcos e Maus‘, do também icónico realizador Ettore Scola, vai ser exibido na RTP2. Scola foi um dos mais notáveis cineastas italianos e faleceu a 19 de Janeiro deste ano, agora temos a oportunidade de ver a sua obra-prima no pequeno ecrã.

‘Num bairro de lata em Roma vive a família de Giacinto. Uma vintena de pessoas entre filhos, filhas, noras, genros e netos para além da matrona da mulher e da mãe inválida e senil de cuja pensão a família se apropria todos os meses. Vivem apertados numa barraca miserável rodeados pelo lixo dos outros que vivem nos arranha-céus que os cercam. Giacinto dorme de arma na mão para proteger o seu tesouro, um milhão de liras que recebeu de indemnização por ter perdido um olho, e que muda constantemente de lugar, certo da cobiça da sua família. O dia a dia desta amoral, feroz e incontrolável família entra em aceso conflito quando um dia Giacinto leva para a barraca uma divertida e gorda prostituta. A família “em pé de guerra” tenta envenenar Giacinto durante o batizado de um neto. Este sobrevive ao raticida e por vingança deita fogo à barraca, vende o terreno a outra família e no fim acabam todos, os novos locatários e a família de Giacinto, por partilhar a velha e decrépita barraca’, pode ler-se no site da RTP2.

Brutti, Sporchi e Cattive‘ deu a Ettore Scola o prémio de Melhor Realização no Festival de Cannes, em 1976, e confirmou o cineasta como um dos mais inspirados cineastas italianos dos nossos dias. O filme vai ser exibido na próxima quarta-feira, 18 de Maio, pelas 22h50, na RTP2.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS