Brincar aos adultos com Mike Nichols

5 MAIO, 2017 -

Performing Adulthood: Mike Nichols’ “Carnal Knowledge” and “The Graduate”

Mike Nichols realizou pelo menos um grande clássico do cinema norte-americano: “The Graduate” (1967). Antes tinha-se estreado a realizar com “Who’s Afraid of Virginia Woolf” (1965). Mais recentemente adaptou para a televisão “Angels in America” (2003) e juntou quatro grandes actores em “Closer” (2004). Apesar da qualidade das suas outras obras, em 2014, do obituary do realizador constavam principalmente menções às aventuras de Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) e a sua icónica rebelião, imortalizada em “The Graduate”.

Existe outro filme na sua carreira que rivaliza com os méritos da sua obra-prima. “Carnal Knowledge” (1972) foi realizado cinco anos mais tarde e é impossível não olhar para o filme como o parceiro espiritual de “The Graduate”. Na primeira cena, Sandy (Art Garfunkel) define com uma pergunta a sua experiência, até então, na universidade de Amherst: “Porque não haveria de gostar? Os meus pais trabalharam muito para me mandar para aqui.” É aqui que os filmes se unem e se separam.

Em “The Graduate”, Benjamin Braddock raramente está sozinho. Os seus pais, os amigos dos seus pais e toda a geração que criou Benjamin insiste em continuar a criá-lo depois de ele voltar a casa com 20 anos feitos; a geração de Sandy, Jonathan (Jack Nicholson) e Susan (Candice Bergen), os protagonistas de “Carnal Knowledge”, 20 anos antes. Neste filme os pais estão ausentes.

Os protagonistas dos dois filmes vivem momentos que os definem. Encontram conflitos que, em grande parte, ditam o seu futuro e moldam as vidas adultas que viverão. Neste vídeo ensaio, exploro o conflito geracional que Mike Nichols expõe e, principalmente, o desejo de seguir as pisadas dos nossos pais ou de as evitar a todo o custo.

Este video ensaio, “Performing Adulthood”, não foi produzido para o canal Beyond the Frame. Surgiu numa oportunidade para colaborar com o MUBI e no Notebook. O MUBI é um serviço de streaming que se distancia da concorrência pela curadoria. A qualquer momento estão 30 filmes disponíveis, que vivem 30 dias na plataforma em constante rotação. De 5 de maio a 4 de junho estará disponível “The Graduate” e de 6 de maio a 5 de junho “Carnal Knowledge”. Notebook é a publicação onde são destacadas notícias, artigos e os vídeo ensaios de Adrian Martin e Cristina Álvarez López.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Wes Anderson e Roy Andersson são dois cineastas reconhecidos pel