Biografia autorizada de Ramalho Eanes chega às livrarias portuguesas

9 NOVEMBRO, 2017 -

A Dom Quixote anuncia a publicação, na próxima terça-feira, 14 de novembro, de “Ramalho Eanes, o Último General”, biografia escrita pela jornalista Isabel Tavares.

Trata-se de uma “biografia autorizada“, já que a autora teve acesso a todo o arquivo documental do primeiro Presidente da República eleito democraticamente que autorizou a sua publicação.

O livro é o resultado de quase 180 horas de conversas com cerca de 80 pessoas, entre amigos de infância, colegas de curso, camaradas da tropa, militares, opositores, políticos, ex-ministros, presidentes da República, gente com quem se cruzou ao longo da vida e, como não podia deixar de ser, Manuela Eanes, sua companheira de quase 50 anos.

Ramalho Eanes,O Último General” é o retrato de um homem que, em miúdo, quis ser médico, padre ou militar. Que esteve na Guerra do Ultramar, que matou e viu morrer. Que foi Presidente da República dez anos. Que puxa os punhos da camisa e endireita a lapela do casaco quando está nervoso. Que tem um grande sentido de humor. Que deixou criar um partido à sua imagem. Que se doutorou aos 71 anos. Que aos 82 anos continua a sonhar com o futuro.

Como afirmou Salgado Zenha: «Ramalho Eanes é um homem de uma só palavra, de uma só fé, de antes quebrar que torcer.» E é, muito para lá do general «poker face», uma pessoa de afectos.

Isabel Tavares nasceu, em Lisboa, em 1969. É jornalista e fundadora do Diário Económico, jornal do qual foi chefe de redacção, bem como do Semanário Económico. Passou pelo Expresso, fez rádio e televisão. Este é o seu primeiro livro.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

“As Oito Montanhas” é um romance que parte da autobiografia para se lançar numa medit

O poeta já recebeu vários prémios, entre eles: Goethe Prize,