Bairro das Artes, a noite de arte contemporânea da 7ª colina de Lisboa

19 SETEMBRO, 2017 -

Vai já para a sua oitava edição, e não tem deixado de crescer de ano para ano. Acontece já esta quinta-feira, 21 de Setembro, o Bairro das Artes – evento que se auto-entitula como a rentrée cultural da 7ª colina de Lisboa, e que é o mais duradouro e regular certame nacional ligado à arte contemporânea.

Entre as 19h e as 23h, quase quarenta espaços ligados à arte contemporânea estarão abertos em horário prolongado, acolhendo inaugurações de exposições, visitas guiadas e lançamentos de livros. As galerias e museus que participam nesta iniciativa apresentam uma programação especial que pretende convidar uma vasta gama de público a conhecer o universo de espaços ligados às artes plásticas deste importante segmento da cidade.

O Bairro das Artes tem tido o condão de atrair novos públicos à arte contemporânea. Seja a descer do Rato até ao Cais do Sodré, seja a subir a colina, ou aos zigue-zagues num roteiro personalizado por cada um, o desafio é conhecer galerias que nunca se visitou, e quiçá trocar impressões com os restantes visitantes ou com os próprios artistas. Trata-se de um mapa em aberto, que vai sendo calcorreado de acordo com o apelo que as exposições e os eventos vão despertando em que se dispõe a trilhá-lo.

Haverão ainda manifestações artísticas nas ruas deste bairro aberto, marcado por uma programação eclética no campo das Artes Visuais: este ano com pintura, fotografia, instalação, desenho, gravura, joalharia, e, pela primeira vez, arquitectura.

A iniciativa, de carácter gratuito, é já uma referência no panorama da arte contemporânea da cidade, ligando os diversos públicos e os vários agentes culturais, e aproveitando o elevado grau de concentração de galerias e espaços artísticos dos bairros de Lisboa em que se insere.

A organização do Bairro das Artes é da associação Isto Não é Um Cachimbo, que se dedica à promoção de iniciativas ligadas à arte contemporânea (entre as quais o Mapa das Artes). O evento conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Imprensa Nacional — Casa da Moeda, e das Juntas de Freguesia da Misericórdia e de Santo António. A programação completa da noite, e a lista e localização dos espaços participantes, está disponível online e pode ser consultada aqui.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Vai ser lançado hoje, pelas 18h30, na Galeria Millennium, o primeiro mapa das artes de L