As semelhanças entre ‘The Revenant’ e os filmes de Andrei Tarkovsky

2 SETEMBRO, 2016 -

Alejandro G. Iñarritu é um dos realizadores em alta no momento, pelo menos na indústria norte-americana. O realizador tem até ao momento 4 Óscares com os filmes Birdman e The Revenant.

Que a história de vingança de um peso emocional muito humano é algo como nunca vimos até hoje na história do cinema, e que as prestações de Leonardo DiCaprio e Tom Hardy são algo excepcional já são factos conhecidos, mas um estúdio de animação criou um vídeo sobre as influências do realizador mexicano observadas neste novo filme.

“Não diria que os Westerns tiveram muita influência no filme de todo, procurei inspirar-me mais em filmes como ‘Dersu Uzala’ do Kurosawa ou o ‘Andrei Rublev’ de Tarkovsky – que é talvez o meu filme favorito de sempre – ou outros como Aguirre do Herzog, ou até ‘The Wrath of God’, ‘Fitzcarraldo’ ou ‘Apocalypse Now’”, disse Iñarritu no Podcast The Film Stage.

O realizador continuou e referiu que estes são filmes épicos, que são uma peça teatral do que é a natureza humana.

Se dúvidas houvesse, o próprio realizador dissipou-as, as peças de Andrei Tarkovsky tiveram mesmo uma grande influência em The Revenant, e um vídeo genial feito em split-screen por Misha Petrick mostra-nos as semelhanças entre o filme do realizador mexicano e as várias longas-metragens de Tarkovsky.

Ao todo, foram escolhidas 17 cenas de The Revenant que foram postas lado a lado com outras 17 de filmes como Andrei Rublev, The Mirror, Stalker ou Nostalgia, entre outros, com a fantástica música de Ryuchi Sakamoto original do filme liderado por DiCaprio.

Conclusão? Notam-se semelhanças indiscutíveis no que toca a movimentos de câmara, framing e até nos vários temas do filme, prova de como a influência e génio de Tarkovsky continua a atravessar o século.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Três anos depois de ter sido avançado com a ideia de The One Percent,