Angélique Kidjo dá concerto na Gulbenkian em Dezembro

24 NOVEMBRO, 2016 -

A cantora, compositora e Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF Angélique Kidjo é uma das artistas mais arrebatadoras no mundo da world music de hoje. O concerto está marcado para dia 1 de Dezembro, pelas 21H, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.

“A sua abordagem da escrita musical segue a tradição africana: ela canta com a consciência de uma comunidade. E fá-lo seguindo os conselhos de família.
Uma das primeiras músicas que escreveu denunciava o apartheid na África do Sul e o seu pai insistiu que ela rescrevesse a música sem ódio nem raiva, afirmando que o papel do artista não é provocar a violência, mas sim promover a paz”.

New York Times

Lançado em 2014, o seu álbum Eve presta homenagem à sua mãe, mas também a todas as mulheres do seu continente. Nascida no Benim e há muito reconhecida pela BBC, pelo The Guardian ou pela Forbes como uma das mulheres mais inspiradoras e influentes em África, Kidjo quis celebrar a condição feminina e a capacidade de resistir à dor e à miséria após a sua visita a pequenas povoações do Quénia, num álbum que a revista Uncut adjetivou como “arrojado, visionário e arrepiante”.

Nomeada quatro vezes para os Grammys, recebeu o prémio Melhor Disco do Ano da World Music pelos álbuns Djin Djin em 2008, Eve em 2015 e Sings em 2016, distinções que salientam a excecionalidade da sua música, que explora as relações entre culturas musicais diversas, dos ritmos tribais e pop que herdou do oeste africano a todas as contaminações com outros géneros como o funk, a salsa, o jazz, a rumba e muitos outros.

 

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS