Algumas das 75 novidades na rentrée literária da Porto Editora

3 SETEMBRO, 2017 -

Look Fantastic PT 180X150
Womens Bags PT 300 x 250

Na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, as chancelas Porto Editora, Assírio & Alvim, Sextante Editora, Livros do Brasil, Albatroz e Coolbooks anunciaram um conjunto de 75 títulos para o próximo quadrimestre.

A Assírio & Alvim anunciou a publicação de “Poesia Completa”, de Mário Cesariny, com organização e posfácio de Perfecto E. Cuadrado, conceituado estudioso do surrealismo português. É a primeira vez que a poesia de Cesariny sai num só volume. Antes da edição da “Poesia Completa”, que será em Novembro, a Assírio & Alvim reedita “Primavera Autónoma das Estradas” e “Manual de Prestidigitação”.

“Existência”, de Gastão Cruz, e “Oblívio”, de Daniel Jonas, são dois inéditos entre reedições de autores como Ruy Belo, Eugénio de Andrade, que terá sua poesia reunida em um só volume, Fernando Pessoa, Almada Negreiros, William Blake, Rui Costa e David Mourão-Ferreira, que entra com “Um Amor Feliz” no catálogo da editora.
“O Monarca das Sombras”, novo romance de Javier Cercas, sairá em Outubro. O escritor de “As Leis da Fronteira” e “O Impostor” volta ao tema da Guerra Civil de Espanha, sobre o qual escreveu o muito celebrado “Soldados de Salamina”

A chancela Porto Editora anunciou a publicação para Outubro de “A Carne”, novo romance de Rosa Montero, e “O Regresso da Primavera”, de Sveva Casati Modignani.

No conjunto de 25 títulos a publicar (excluindo livros infantis), de autores como Saramago, Mário de Carvalho, Teolinda Gersão, José Paulo Cavalcanti, destaca-se a primeira adaptação para o formato de banda desenhada de “O Diário de Anne Frank”, no âmbito das celebrações do 70º aniversário da primeira edição deste clássico. A adaptação feita por Ari Folman e David Polonsky, devidamente aprovada pela família de Anne Frank, será lançada internacionalmente no dia 15 de Setembro. No seguimento deste livro, outras adaptações para BD de clássicos da literatura serão publicadas pela mesma chancela.

A colecção “Dois Mundos”, da Livros do Brasil, traz-nos Ryszard Kapuściński, com “Ébano” (Setembro), o Nobel Kenzaburo Oe, com “Morte pela Água” (Outubro), “Um Dia Diferente”, de John Steinbeck (Novembro), e “Cidadela”, de Antoine Saint-Exupéry (Setembro). A “Coleção Miniatura”, da mesma chancela, tem em “Histórias do Bom Deus e outros contos”, de Rainer Maria Rilke (Outubro), a sua continuação, enquanto a “Coleção Vampiro” apresenta “A Chave de Cristal”, de Dashiell Hammett (Outubro), “O Impostor”, de E. Phillips Oppenheim (Setembro), e “O Crime do Escaravelho”, de S. S. Van Dine (Novembro).

A Sextante publica, em Setembro, a ficção “Escutai as Nossas Derrotas”, de Laurent Gaudé (Prémio Goncourt) e, em Novembro, “Veracruz”, de Olivier Rolin. “Reflexões sobre o Nazismo”, de Saul Friedlander (Prémio Pulitzer), é o primeiro livro de Não Ficção publicado pela Sextante neste quadrimestre. Já em Outubro, José Sócrates tem nas bancas o seu novo ensaio: “O Mal que Deploramos – O drone, o terror e os assassinatos-alvo”.
Depois de “A Confiança no Mundo – sobre a tortura e a democracia” e “O Dom Profano – considerações sobre o carisma”, o ex-primeiro-ministro escreveu sobre a capacidade de o ser humano matar à distância.
Na Não-Ficção, ainda pela Sextante, Carlos Cruz vê algum do seu trabalho reunido em “Conte-me Tudo – 12 grandes entrevistas”. O livro reúne entrevistas com Álvaro Cunhal, Ana Maria Caetano, Alberto Dines, D. José Policarpo, Manuel da Fonseca, Ramalho Eanes, Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Maria José Nogueira Pinto, Ramiro Valadão, Mário Viegas e José Mattoso.

Por fim, a Coolbooks, chancela digital do Grupo Porto Editora, lança 7 novos autores, enquanto a Albatroz tem em “Dormir Bem para Viver Melhor”, de W. Chris Winter, a sua aposta para o último quadrimestre do ano.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

O segundo volume da biografia autorizada do ex-Presidente da República Jorge S

A partir das sugestões de milhares de portugueses e do trabalho permanente de observação e acomp

O escritor Valter Hugo Mãe, a celebrar vinte anos de vida literária, edita em outubro o romance "

"Violência e Islão" é o novo livro de Adonis que a Po