Agora podes ver 64 filmes de animação japonesa para comemorar 100 anos da criação de animes

11 ABRIL, 2017 -

Nos trabalhos cinematográficos disponibilizados há de tudo: contos de fadas orientais e ocidentais, obras de propaganda política e até filmes de informação pública. Um dos filmes disponíveis é The Dull Sword, de 1917, realizada por Junichi Kôuchi, considerada a produção anime mais antiga do Japão.

Os filmes de animação japoneses, conhecidos como animes, comemoram este ano 100 anos de existência e, para celebrar a data, o Núcleo de Cinema do Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio decidiu disponibilizar online, e até ao fim do ano, 64 curtas-metragens de 1917 a 1941.

Kazuki Miura, membro do Núcleo de Filmes do museu de Tóquio, revelou ao The Hollywood Reporter que “Enquanto estávamos a digitalizar o arquivo de filmes, criámos uma equipa de pesquisa, em 2014, para procurar maneiras de preservá-los e usá-los. Seleccionamos uma grande variedade de produções, a maioria em domínio público, porque os direitos autorais já tinham expirado, para criar o site Japanese Animated Film Classics. Decidimos então colocar legendas em inglês nas obras para que elas fossem acessíveis às pessoas de todo o mundo.”

Vê as animes aqui.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS