AEFCSH promove Semana da Palestina de 15 a 17 de Maio

14 MAIO, 2017 -

A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (AEFCSH – UNL) está a promover mais uma semana temática na sua faculdade. Desta vez, o foco é na região da Palestina. A Semana da Palestina decorrerá entre os dias 15 e 17 de Maio e incluirá a partilha da cultura e arte da região, passando pelo visionamento de filmes relacionados com o tema, escuta de música e mostra de gastronomia palestinianas, para além da organização de debates e conversas informais ao ar livre, que se debruçarão sobre a região no geral e sobre o conflito geopolítico decorrente entre Israel e a Palestina.

O evento foi organizado em colaboração com o Festival Ciné-Palestine (FCP) e o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM). O FCP sai pela primeira vez da sua cidade natal, Paris, e traz consigo os três filmes escolhidos para partilhar ao longo desta Semana da Palestina.

O conflito actual entre a Palestina e Israel tem antecedentes bíblicos e imperiais, começa no final do século XIX e adensa-se durante o século XX, sendo amplamente ignorado pela comunicação social. Quando o povo judeu começa a colonizar o território palestino, tornam-se claras as tensões entre os dois povos. Desde as graduais anexações israelitas – umas acordadas, outras não (como é o caso dos colonatos) – passando pelos levantamentos palestinianos (intifadas), até ao bloqueio de Gaza, o conflito está longe de se resolver. A prova mais recente é a greve de fome começada há um mês pelos palestinianos em prisões israelitas, e que já se alargou a mais de mil pessoas, em solidariedade com os prisioneiros.

Assim, a realização da semana temática tem como objectivo manifestar solidariedade para com o povo oprimido da Palestina e, segundo a organização, “despertar consciências e conhecer novas realidades“.

Podes consultar aqui o programa completo, ou na página de facebook do evento.

Dia 15 de Maio:

  • 14h – Debate – Palestina: Breve História Sobre Quase Tudo (Esplanada da FCSH)
    Com: Carlos Almeida (Professor na Faculdade de Letras)
  • 16h – Filme – Roshmia (Auditório 001//Torre A)
  • 18h30 – Sessão de Solidariedade – Nakba 69 (Casa do Alentejo)

Dia 16 de Maio:

  • 15h – Debate – A Promessa de Um País (Esplanada da FCSH)
    Com: Ana Santos Pinto, Dima Mohammed e Adel Sidarus
  • 18h – Filme – The Wanted 18 (Auditório 001//Torre A)

Dia 17 de Maio:

  • 14h – Conversa Aberta – Experiências na Palestina (Esplanada da FCSH)
    Com: Fernando Quaresma, José de Oliveira e Rosa Barreto
  • 16h – Filme – Diaries (Auditório 001//Torre A)
  • 19h – Convívio com música e gastronomia palestiniana (jantar mediante inscrição – link no evento) (Associação Renovar a Mouraria)

Texto escrito em colaboração com Teresa Serra Nunes.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS