Adriana Calcanhotto será professora convidada na Universidade de Coimbra

4 NOVEMBRO, 2016 -

Adriana Calcanhotto vai abandonar as terras brasileiras durante uns meses para ser professora convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A cantora vai estar na cidade dos estudantes no próximo semestre, entre fevereiro e junho de 2017, para desenvolver algumas atividades na Faculdade de Letras como ”aulas abertas em articulação com as áreas de Português e de Estudos Artísticos, ateliês sobre escrita e produção artística, palestras e exposições“, revela a UC. A par da docência na universidade mais antiga do país, Adriana vai escrever um livro para crianças sobre a instituição.

Adriana Calcanhotto é uma cantora e compositora de perfil raro, que tanto devora o legado de Caetano Veloso como a poesia de Mário de Sá-Carneiro ou a prática performativa de Hélio Oiticica – sem esquecer o vasto acervo da música popular brasileira, de Dorival Caymmi à bossa nova e a Roberto Carlos, e tantos outros. Faz, pois, todo o sentido que Adriana (Calcanhotto e Partimpim, sem distinção) seja, por um semestre, professora convidada na FLUC, para podermos todos aprender com ela! Como se diz no seu Rio Grande do Sul, tri legal, Adriana!”, afirma Osvaldo Manuel Silvestre, coordenador do Instituto de Estudos Brasileiros da FLUC.

A música brasileira tem vindo a ser enriquecida por Adriana Calcanhotto desde o lançamento do seu primeiro álbum em 1990. A poesia modernista de Portugal e do Brasil ou a poesia concreta têm influenciado a cantora nas suas composições. Desde 2004 que se tem dedicado à musica infantil. Adriana tem sido Adriana Partimpim, um projeto musical para crianças, que soma já três discos editados, sendo que um deles foi premiado com um Emmy Latino.

Texto de Liliana Pedro

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS