A playlist de jazz de Haruki Murakami

3 ABRIL, 2017 -

Haruki Murakami possui uma relação íntima com o jazz. A sua literatura reforça muito o elemento musical, tornando-se familiar e associativo em relação aos cenários descritos e onde a ação se desenrola, existindo personagens que também estão agarradas à música como o motor e inspiração da sua existência. Também aquilo que escreve se torna musical para o autor, no sentido em que suscita a sonoridade através daquilo que é relatado e narrado, incluindo-se até o próprio silêncio como um dos pontos altos desta dimensão auditiva.

Na sua casa, atualmente, possui mais de seis mil discos, contando com a diversidade e com o lustro emitido pelo folk, pelo rock, pela música clássica, e pelo incontornável do jazz. Esta ligação com a música começou em tenra idade do escritor, comprando discos  (entre os 13 e os 14 anos) e colocando-os no clube de Tóquio “Peter Cat“, pelo qual era responsável (entre os seus 23 e 30 anos), e no qual predominava o jazz. Quando o fechava, enquanto a noite se estendia, escrevia até à vinda do Sol, deixando-se levar pela sonoridade deste género musical, e por várias das suas referências. Também estes sons permaneceram na carreira de atleta de Murakami, que usou a corrida como um meio de se vincular à Natureza, extraíndo desta a porosidade mais genuína dos seus constituintes, e de conhecer e superar os seus limites físicos, participando anualmente em maratonas.

Muito que o jazz lhe oferece na literatura tem a ver com a fluidez do ritmo, mantendo-se constante enquanto vai crescendo com a harmonia e com a improvisação livre, tal e qual como a espontaneidade das circunstâncias e dos tratos das personagens. Desta feita, seguem-se algumas das faixas que mais influíram o amadurecimento pessoal e criativo de Murakami, entre eles dos mais tradicionais (Ella Fitzgerald ou Louis Armstrong) até aos mais efervescentes (Miles Davis e Herbie Hancock). Uma multitude que é proporcional àquilo que é a plenitude vivida e usufruída dos escritos do japonês.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Se há obra de Haruki Murakami que deve ser obrigatória — e não apenas pelo se

O escritor japonês Haruki Murakami é um dos mais célebres e aclamados autores c

O escritor japonês Haruki Murakami foi anunciado como o vencedor do prémio Hans Christian

O escritor japonês Haruki Murakami é um dos mais célebres e aclamados autores c