‘A música portuguesa a gostar dela própria’ faz 6 anos e vai lançar site e livro com 8 DVDs

4 JANEIRO, 2017 -

O  projecto a  Música Portuguesa A Gostar Dela Própria (MPAGDP)  comemora o seu sexto aniversário com o aguardado lançamento do seu site e o lançamento do livro da série documental “O Povo que Ainda Canta” que inclui ainda 8 dvd’s. Tiago Pereira e a sua equipa têm vindo a registar, desde Janeiro de 2011, práticas musicais de tradição oral, cantigas, rezas, paisagens sonoras, danças, mas também projectos musicais organizados de cariz urbano de vários géneros.

Porquê um site?

Em 6 anos, o projecto teve grande influência na forma como hoje muitos portugueses olham para as suas raízes musicais mas viveu sempre do efeito imediato que os seus mais de 2.600 vídeos geravam no momento em que eram publicados nas redes sociais. Com o lançamento do site, é possível procurar os vídeos por instrumento, região, género, produção e realizador e ainda viajar pelo país, de distrito em distrito, incluindo as ilhas.

O Povo que Ainda Canta, livro e 8 dvd’s

Da mesma forma, o lançamento em livro de 92 páginas, incluindo 8 dvd’s da série documental “O Povo que Ainda Canta”, produzida para a RTP2 em 2015, vem materializar em género de diário de bordo todo um tempo em que Tiago Pereira e a sua equipa viajaram pelo país, conhecendo, ouvindo gentes e gravando-as. O livro, produzido pela TRADISOM, tem mais de 300 fotografias e muitos textos contados na primeira pessoa.O livro é dedicado a Adélia Garcia, entre outras, figura incontornável no trabalho de Tiago Pereira, que faleceu no dia 31 de Dezembro de 2016.

Festa de Lançamento
21 de Janeiro, 17h, Teatro da Trindade, entrada livre
A  Festa de Lançamento  terá  lugar  no dia 21 de Janeiro pelas 17 horas noTeatro da Trindade, da Fundação Inatel, parceiro principal do site. Neste evento, o público poderá experimentar as diversas funcionalidades do site, apresentadas in loco por Tiago Pereira e Josefina Bouças, do grupo Cantadeiras do Vale do Neiva, irá estar presente convidando o auditório a cantar e a aprender a arte da polifonia minhota.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS