A influência do cinema de Wong Kar-wai em ‘Moonlight’

28 FEVEREIRO, 2017 -

Moonlight é um dos filmes do ano, já o era antes da gala dos Óscares mas agora com 3 estatuetas douradas, de Melhor Filme, Melhor Actor Secundário e Melhor Argumento Adaptado, acabaram-se as dúvidas de que o trabalho do cineasta Barry Jenkins e da sua equipa é de facto um dos melhores de 2016.

Quando o agora cineasta Jenkins, mentor de Moonlight, entrou pela primeira vez na escola de cinema deu de caras com um filme estrangeiro que era visualmente diferente de tudo o que até então tinha visto. Essa obra cinematográfica que impressionou Jenkins era Chungking Express, do realizador chinês Wong Kar-Wai, de 1994.

Recentemente o próprio director de fotografia de Moonlight, James Laxton, revelou que havia uma pasta no Dropbox cheia de imagens, incluindo screengrabs dos filmes de Wong, como preparação para a produção de Moonlight.

Já segundo o site Metacritic, Wong Kar-Wai é o 37º melhor realizador dos últimos 25 anos, e a sua obra-prima In the Mood for Love (2000) é o segundo melhor filme do século XXI, de acordo com um estudo recente da BBC onde constou a opinião de 177 críticos de cinema.

A influência do cinema de Wong Kar-Wai em Barry Jenkins é de tal ordem que Alessio Marinacci realizou um ensaio visual onde várias obras do realizador chinês são colocadas lado a lado com o filme Moonlight e onde se pode ver claramente a inspiração de Jenkins em Wong. Marinacci usou cenas de Days of Being Wild (1990), Happy Together (1997) e In the Mood for Love (2000) e Moonlight (2016).

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Na 20ª edição dos prémios da Online Film Critics Society o filme 'M

Janeiro e Fevereiro é, por norma, a época com os filmes mais importantes em sala, muito por culpa

Estamos em Dezembro e está a começar a temporada das nomeações e prémios cinematográficos nos

Moonlight é baseado na peça In Moonlight Black Boys Look B