‘A guerra não tem rosto de mulher’, de Svetlana Alexievich, vai ser editado em Portugal

31 AGOSTO, 2016 -

O livro ‘A guerra não tem rosto de mulher‘, de Svetlana Alexievich, Nobel da Literatura 2015, sai no dia 5 de setembro, em Portugal, e é um dos próximos lançamentos da Elsinore, do grupo 20|20 Editora.

A guerra não tem rosto de mulher‘ marcou a estreia literária Svetlana Alexievich, em 1985, e a edição que chega agora pela primeira vez a Portugal, com tradução de Galina Mitrohovitch, é de 2002, reescrita e aumentada pela autora bielorrussa, de 68 anos.

O livro é o resultado de quatro anos de pesquisas e entrevistas a dezenas de mulheres, com Svetlana Alexievich a mostrar a perspectiva das mulheres que participaram na II Guerra Mundial.

Este é também o primeiro de cinco livros de um projeto literário intitulado ‘Vozes da Utopia‘, que a escritora desenvolveu em torno da ex-União Soviética (URSS), mas num registo polifónico, a partir da perspetiva de dezenas de histórias individuais.

A série inclui ainda ‘O fim do homem soviético‘, editado em 2015, pela Porto Editora, e ‘Vozes de Chernobyl‘, já lançado pela Elsinore.

A editora portuguesa garantiu já publicação, para 2017, dos restantes volumes, ‘As últimas testemunhas‘ e ‘Rapazes de zinco‘.

Entre os próximos lançamentos da Elsinore estão dois romances de estreia. Em setembro sairá ‘O luto é uma coisa com penas‘, do autor britânico Max Porter, e, no final de outubro, será publicado ‘Yoro‘, da escritora espanhola Marina Perezagua.

O que não é teu não é teu‘, coletânea de contos da autora nigeriana Helen Oyeyemi, e o romance ‘Anatomia de um soldado‘, escrito a partir da experiência pessoal do ex-militar Harry Parker, que perdeu as duas pernas ao serviço do exército inglês, também sairão em Portugal, com o selo da Elsinore.

A editora tinha já anunciada a edição, em simultâneo com a publicação internacional, a 27 de setembro, de ‘Born to run‘, a biografia escrita pelo músico norte-americano Bruce Springsteen.

Em outubro, a Elsinore publicará pela primeira vez um romance português, intitulado ‘A avó e a neve russa‘, do escritor João Reis, e ainda o livro ‘Depois do fim: Crónica dos primeiros 25 anos da ‘Guerra de Civilizações”, do jornalista Paulo Moura.

O grupo 20|20 Editora integra ainda a Booksmile, vocacionada para a literatura infanto-juvenil, a Nascente, a Topseller e a Vogais.

Pela Topseller sairá, por exemplo, o policial ‘O samaritano‘, de Mason Cross, pela Vogais, ‘A guerra secreta: Espiões, códigos e guerrilhas 1939-1945‘, do historiador Max Hastings, e ‘Sobre Bowie‘, um livro do crítico Rob Sheffield, da Rolling Stone, sobre David Bowie.

Entre as novidades da Booksmile estão ‘Reconstruir os dias‘, de Margarida Fonseca Santos, ‘O diário de um Banana 11: Tudo ou Nada‘, de Jeff Kinney, e o 14.º volume da série ‘O bando das cavernas‘, de Nuno Caravela.

image

Texto de Lusa

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Helen Oyeyemi criou uma certa reputação nos seus poucos anos de ofício como escritora. Escolhida

Lloro por ella. Assim poderia começar “Yoro” (Elsinore), de Marina Perezagua (n.1978, Sevilha)

Prestes a saber qual será o vencedor do prémio Nobel da Literatura deste ano, revisitamos novamen

A Guerra do Vietname, como lhe chamam os Americanos, ou a Guerra dos Americanos, c