‘A Guerra Civil em Angola’: A primeira grande investigação, de Justin Pearce

1 ABRIL, 2017 -

Depois da independência, Angola ficou dividida por um conflito interno que havia de durar mais de um quarto de século e que veio a definir os contornos do poder político angolano até à actualidade.

A guerra civil teve de um lado a UNITA, do outro o MPLA, mas no meio ficou sempre a população, verdadeira protagonista deste livro. A partir de centenas de entrevistas, e sem tomar partido, Justin Pearce reconstituiu a vertente humana da mais mortífera e longa guerra civil africana.

Ao invés de entrevistar apenas generais e políticos e de os questionar sobre a guerra, Pearce fala com os camponeses, os aldeãos, os professores e os meros militantes partidários, e procura compreender de que forma é que os angolanos se integraram em movimentos políticos rivais, e como é que a militância partidária determinou os seus actos e a sua vida.“, Rafael Marques no prefácio de ‘A Guerra Civil em Angola‘.

Ao invés de entrevistar apenas generais e políticos e de os questionar sobre a guerra, Pearce fala com os camponeses, os aldeãos, os professores e os meros militantes partidários, e procura compreender de que forma é que os angolanos se integraram em movimentos políticos rivais, e como é que a militância partidária determinou os seus actos e a sua vida. Refere Rafael Marques, no prefácio deste novo livro.

Justin Pearce é investigador na Faculdade de Política e Estudos Internacionais na Universidade de Cambridge (St. John’s College). Doutorou-se na Universidade de Oxford com uma investigação sobre a guerra civil angolana (2011) e fez o pós-doutoramento na School of Oriental and African Studies da Universidade de Londres. Foi jornalista na África do Sul, no Reino Unido e em Angola. Publicou também artigos em revistas como a African Affairs e o Journal of Southern African Studies. Este livro foi publicado originalmente pela Cambridge University Press (2015).

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

A literatura de língua portuguesa tem ganho cada vez mais repercussão e diferentes fontes de dive

O que vais ouvir, ler ou ver foi produzido pela equipa do É Apenas Fumaça, um projeto de medi

Medalha para Luaty Beirão e ativistas angolanos pela defesa dos direitos humanos. Advogados por

Angola tem um novo Presidente ao fim de 38 anos. João Lourenço tomou posse esta semana, s