A fotografia que se tornou viral nos Estados Unidos

12 JULHO, 2016 -

Durante uma manifestação em Lousiana, o fotógrafo da Reuters Jonathan Bachman capturou uma fotografia que se tornaria viral nos Estados Unidos: a protagonista, Ieshia Evans, encontra-se parada no meio da rua enquanto dois agentes da polícia de choque se aproximam dela com urgência.
Jonathan Bachman afirmou que Evans estaria a manifestar-se pacificamente. “A polícia foi chamada para desimpedir a Airline Highway onde os manifestantes tinham bloqueado a estrada… Eu olhei por cima do ombro e vi-a a ir para lá para o meio. Estava a marcar uma posição. Não disse nada nem se mexeu. Mas era óbvio que a polícia ia detê-la”, afirmou o fotógrafo à BBC por e-mail. A par de dezenas de manifestantes, Ieshia Evans viria de facto a ser detida, segundo a agência Reuters.
A manifestação, organizada pelo grupo de direitos civis Black Lives Matter, ocorreu no domingo, 10, dias após dois agentes da polícia terem morto em Baton Rouge, Lousiana, Alton Sterling, um homem negro de 37 anos. Um vídeo partilhado nas redes sociais mostra dois polícias a imobilizar Sterling e, de seguida, a disparar sobre ele à queima-roupa.
Esta fotografia vem alimentar um intenso debate acerca da militarização da polícia norte-americana, que ganhou ímpeto após o mediático homicídio de Michael Brown em 2014.

Mais fotografias de Jonathan Bachman para a Reuters:

_90346124_mediaitem90346123

_90346130_mediaitem90346129

_90346125_2c27bd71-44fd-44c0-99ed-3ef9b3891f2a

Texto Mafalda Maria Rodrigues
Fotografia Jonathan Bachman / Reuters

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

“Tu existes. Tu Importas. Tu tens valor. Tens todo o direito de usar um gorro, de ou

A empresa de tecnologia Google anunciou na quinta-feira a ativação de um cabo de Internet submari