5 filmes que podes ver na RTP2 até ao fim de Abril

20 ABRIL, 2017 -

O verdadeiro serviço público faz-se na RTP! Sendo assim, e porque faz todo o sentido darmos destaque aos filmes e aos assuntos que estes abordam, elaborámos este artigo para reforçar e dar visibilidade ao trabalho feito pela estação pública portuguesa. De 22 de Abril, próximo Sábado, a 29 de Abril há cinema para todos os gostos e de qualidade:

– ‘Espelho Mágico’ de Manoel de Oliveira
– ‘La Vita e Bella’ de Roberto Benigni
– ‘Falar no Feminino – Crónica Feminina’ de José Carlos de Oliveira
– ‘Lo Chiamavano Jeeg Robot’ de Gabriele Mainetti
– ‘A Swan Lake’ de Jeff Tudor

Fica agora com as datas, sinopses (retiradas do site da RTP2) e os respectivos trailers dos filmes:

22 Abril, 23:05

Espelho Mágico’, realizado por Manoel de Oliveira

Uma mulher rica deseja presenciar uma aparição da Virgem Maria, com o objetivo de a confrontar…

Luciano saiu da prisão, é levado por seu irmão Florido a casa de Alfreda, uma senhora rica, que lhe disse que o seu maior desejo era o de ter a aparição de Nossa Senhora. Não lhe basta ter um Jaguar na garagem e dez vestidos por estação? Tudo culpa do professor Heschel, que apoia aquelas ideias. Enquanto isso Bahia, seu marido, ensina música às crianças, procurando novos talentos, Alfreda diz que não descansa enquanto não vir Maria e lhe fizer algumas perguntas. Até que Filipe Quinta, o Falsário, diz ter uma solução…

24 Abril, 23:25

La Vita e Bella‘, realizado por Roberto Benigni

Uma incrível história dramática contada em tom de fábula cómica sobre o Holocausto e um dos mais belos, divertidos e comoventes hinos de sempre à vida, à liberdade e ao amor

Em 1938, na região italiana da Toscânia, o simpático judeu Guido apaixona-se por Dora, um professora que está noiva de um funcionário local. Guido, porém, não desiste até ao momento do casamento de Dora que acaba por fugir, em plena cerimónia, com o seu “delicioso cavaleiro andante”. Durante cinco anos vivem felizes na companhia do seu delicioso filho Giosuè até que as medidas de perseguição e detenção aos judeus são implementadas na Itália. Guido e Giosuè são deportados para um campo de concentração e Dora decide acompanhá-los. Pai e filho ficam juntos e durante todo o tempo de prisão Guido, de forma engenhosa e com o auxílio dos outros prisioneiros, convence o garoto que estão num campo de férias a jogar um longo e emocionante jogo. Guido consegue transformar cada momento de humilhação, repressão e violência em hábeis situações do suposto jogo em que o garoto vai participando divertido. Finalmente, já perto do fim, Guido morre para salvar o filho, que se reune à mãe no dia da Libertação.

“A Vida é Bela” foi um dos mais estrondosos sucessos do cinema italiano dos últimos anos, que comoveu e divertiu o mundo com uma incrível história dramática contada em tom de fábula cómica sobre o Holocausto. Foi igualmente, a consagração mundial do talentoso comediante e cineasta italiano Roberto Benigni, que com este magnífico trabalho conquistaria inúmeros prémios, entre eles o Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes e três Oscares da Academia de Hollywood, para ele próprio como Melhor Ator, para Melhor Filme de Língua Estrangeira e para a Melhor Banda Sonora. Apesar da polémica que suscitou ao abordar em tom de farsa a tragédia do genocídio dos judeus às mãos do Fascismo, Benigni conseguiu o prodígio de criar momentos delirantes de contagiante humor sem nunca perder quer o tom de fábula amarga quer a evocação brutal do Holocausto, em toda a sua extensão de perversidade sanguinária. Tudo isto num filme exemplarmente escrito, realizado e interpretado, dominado pela presença de Benigni que produziu um dos mais belos, divertidos e comoventes hinos de sempre à vida, à liberdade e ao amor.

26 Abril, 22:55

Falar no Feminino – Crónica Feminina‘, realizado por José Carlos de Oliveira

Documentário de José Carlos Oliveira sobre a visão da mulher na comunicação social.

Documentário de José Carlos de Oliveira sobre a visão da mulher na comunicação social, no qual é abordado o surgimento da Crónica Feminina e a descoberta de uma audiência e de um mercado.

28 Abril, 23:30

Lo Chiamavano Jeeg Robot‘, realizado por Gabriele Mainetti

Filme realizado por Gabriele Mainetti baseado na série de anime Jeeg Go Nagai, duplamente premiado na Festa do Cinema Italiano com o Prémio do Júri e o Prémio do Público

Enzo entra em contacto com uma substância radioativa que lhe dá uma força sobre-humana. Fechado, introvertido e solitário, Enzo usa os seus novos superpoderes para a sua carreira de delinquente. Tudo muda quando encontra Alessia, uma fã de banda desenhada japonesa que está convencida que Enzo é o famoso herói dos desenhos animados japoneses, Jeeg Robot.

Enzo aprende o valor de ajudar os outros. Mas que preço terá de pagar para se transformar num herói?

29 Abril 2017 ,22:05

A Swan Lake‘, realizado por  Jeff Tudor

Um olhar fresco e espirituoso do coreógrafo Alexander Ekman sobre o ballet de Tchaikovsky

Em Lago dos Cisnes, trabalho criado para o Ballet Nacional Norueguês, os bailarinos juntam-se a atores, cantores, músicos e 1.000 patos de borracha.

Alexander Ekman é um premiado coreógrafo, cujo trabalho é internacionalmente aclamado pela sua inventividade, musicalidade e humor. Com uma partitura do compositor sueco Mikael Karlsson e guarda-roupa do estilista dinamarquês Henrik Vibskov, Lago dos Cisnes tem um olhar fresco e espirituoso sobre o ballet de Tchaikovsky.

“Eu queria fazer algo grande, selvagem e diferente. Algo com água!”, disse o coreógrafo Alexander Ekman e encheu o palco principal da Ópera de Oslo com 5.000 litros de água.

Participação do Norwegian National Opera Orchestra, conduzida por Per Kristian Skalstad e dos bailarinos do Norwegian National Ballet e Children of The Norwegian National Ballet School.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Natural de Maputo (Moçambique) e a residir em Portugal desde os 8 anos, Ismael Calliano é

O verdadeiro serviço público faz-se na RTP, quase todas as semanas, quando não acontece mesmo em

'Women Painters, Four Centuries Of Struggle' é realizado por Manuelle Bla

A RTP2 volta à carga com as suas sextas-feiras cinematográficas, trazendo ao pequeno ecrã "