4 filmes para veres nos próximos dias na RTP2

22 OUTUBRO, 2017 -

O verdadeiro serviço público faz-se na RTP! Sendo assim, e porque faz todo o sentido darmos destaque aos filmes e aos assuntos que estes abordam, elaborámos este artigo para reforçar e dar visibilidade ao trabalho feito pela estação pública portuguesa. Nos próximos dias, de 25 de Outubro a 28 de Outubro, há cinema para todos os gostos. Ficam aqui as sinopses, retiradas do site da RTP2:

25 de Outubro 

Lenine, The End Of A Myth

Num retrato inédito e controverso, este documentário segue a história da conversão de Lenine ao radicalismo político, a sua ambição e a rápida ascensão à liderança do partido

Há 100 anos, a 25 de outubro de 1917 (segundo o calendário juliano), irrompia a Revolução Russa. Os bolcheviques tomaram de assalto o Palácio de Inverno, derrubaram o regime czarista e o governo provisório.
Lenine (1870-1924), uma das figuras mais importantes da revolução de outubro, é revisitado num extraordinário documentário sobre a história do estudante da classe média que se tornou revolucionário e fundou a União Soviética.

Vladimir Illich Ulyanov, mais tarde conhecido como Lenine, é indissociável da Revolução de Outubro de 1917. Mas quem foi Lenine? Um homem que quis acabar com a monarquia e modernizar a Rússia, que fundou a União Soviética e elevou-a a potência mundial. Lenine queria libertar as nações e espalhar o socialismo pelo mundo mas acabou por cair na velha tentação do poder. Quando morreu, em 1924, legou para o século 20 um novo ditador, que fez milhões de vítimas.
Num retrato inédito e controverso, este documentário segue a história da conversão de Lenine ao radicalismo político, a sua ambição e a rápida ascensão à liderança do partido.

26 de Outubro

A Arte da Luz Tem 20.000 Anos

João Botelho leva-nos numa visitas ao extraordinário conjunto de arte rupestre do Parque Arqueológico do Vale do Côa

A Arte da Luz tem 20.000 Anos?, do cineasta português João Botelho, leva-nos numa viagem à descoberta da origem da Arte, através das gravuras rupestres do Vale do Côa, legado de artistas com milhares de anos, classificado como Património Mundial da Humanidade.

“No Vale do Côa, a Arte da Luz no seu esplendor por todo o sempre diante de nós, mesmo para aqueles que ainda não viram, mas que seguramente farão a peregrinação obrigatória. Porque é de arte que se trata, e a arte é condição primordial da existência humana e da sua liberdade!” (João Botelho)
Com Joana Botelho, filha do realizador, e o arqueólogo António Martinho Baptista, na qualidade de diretor do Museu do Côa, visitamos o extraordinário conjunto de arte rupestre do Parque Arqueológico do Vale do Côa, passando por algumas zonas que não estão acessíveis ao público. O maior tesouro artístico de gravuras ao ar livre, uma arte de ambientes abertos que joga com a luminosidade, uma “Arte da Luz”.
Se o cinema ainda é descrito como uma arte jovem (por ter pouco mais de cem anos), as suas origens – a de contar histórias pela arte da luz e das sombras – vêm quase desde o início da existência humana. Luzes e sombras são uma mesma marca do cinema de João Botelho, buscando, desde sempre, um encontro com a pintura e o poder da sua encenação. Em A Arte da Luz tem 20.000 anos, é esse cinema e o seu traço que encontra correspondência no Vale do Coa, lugar máximo de liberdade e expressão artística da paisagem portuguesa e mundial.

27 de Outubro

Ivan Groznyy II: Boyarsky Zagovor

Ivan, O Terrível, último filme do cineasta Sergei Eisenstein, é uma das obras-primas da história do cinema. Dividido em duas partes, o filme descreve a história do primeiro czar da Rússia, desde a adolescência até à mais absoluta das tiranias

Depois do funeral da mulher Anastasia, Ivan abdica e deixa Moscovo. Mas o czar regressa e retoma a luta pela unificação da Rússia, engana os nobres da corte e cria um exército particular para recuperar o poder e os diversos territórios. Ao mesmo tempo que expulsa os invasores, Ivan escapa às tentativas de assassinato levadas a cabo pelos inimigos, entre os quais a sua poderosa tia, que conspira para colocar o filho Vladimir no trono.

A profundidade, o uso das sombras e luzes, a fusão entre a música do compositor Sergei Prokofiev (1891-1953) e os diálogos, criam um filme de indescritível beleza, que se manifesta como uma reflexão política. A segunda parte do filme foi proibida por ordem pessoal de Estaline (1879-1953), tendo estreado apenas em 1958, dez anos depois da morte do realizador.
Ivan, O Terrível é um dos mais icónicos filmes do cinema soviético, resultado de uma encomenda de Estaline a Serguei Eisenstein.
O filme fala-nos do passado do Grão-Príncipe de Moscovo que unificou todos os principados russos no século XVI e decretou guerra contra os tártaros, os livonianos e os poloneses.
Composto por duas partes, o filme pretende ser um hino à Rússia e ao seu líder em plena II Guerra Mundial.

28 de Outubro

Freedom – George Michael

Concebido originalmente como um documentário autobiográfico, Freedom é um comovente tributo e uma homenagem a George Michael, desaparecido a 25 de dezembro de 2016

Um olhar íntimo e pessoal sobre a vida e carreira do emblemático cantor e compositor George Michael, com imagens inéditas e entrevistas a diversas celebridades.
Concebido originalmente como um documentário autobiográfico, Freedom é um comovente tributo e uma homenagem ao artista desaparecido a 25 de dezembro de 2016.

Pela voz do próprio George Michael, percorremos a vida do icónico cantor de Careless Whisper, a história por detrás do álbum Listen Without Prejudice Vol. 1, o primeiro em que assumiu por completo o controlo artístico, o processo contra a Sony, as convicções pessoais e a dor da perda do amor da sua vida.
O documentário inclui testemunhos das cinco famosas top models dos anos 90, Naomi Campbell, Christy Turlington, Cindy Crawford, Tatjana Patitz e Linda Evangelista, que participaram no videoclipe Freedom! ´90, e de admiradores famosos como Stevie Wonder, Elton John, Ricky Gervais, Mark Ronson, Liam Gallagher, Mary J. Blige, Jean Paul Gaultier, Tony Bennett e James Corden.
Um documentário muito pessoal que revela a história dolorosa e emocionante do rapaz do norte de Londres que se tornou num dos artistas mais influentes de todos os tempos e ajudou a reescrever as regras da indústria discográfica. Com imagens inéditas, entrevistas a personalidades da moda, da música e da indústria, revisitamos a carreira de um dos maiores artistas de todos os tempos.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

A RTP2 vai transmitir hoje, mais de quarenta anos depois das mortes de Martin Luther King

Foi apresentada na Cinemateca, em Lisboa, a programa

'Rodin, La Passion du Corps', Documentário realizado por Dominik Rimbault

Sendo amanhã dia da criança falar da Disney é quase obrigatório. E, a RTP2 não se esqueceu des