#28 Essenciais do Cinema – Playtime (1967)

22 OUTUBRO, 2017 -

Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais do Cinema”– uma nova rubrica da CCA para quem quer descobrir um pouco mais. Com temáticas menos generalizadas, por vezes menos actuais mas igualmente relevantes. Com tudo isto, é normal que por aqui encontres – e temos mesmo de te avisar – mais texto. Bem-vindo ao “Essenciais do Cinema”.

Filme: Play  Time (1967)
Realizador: Jacques Tati
Protagonizado por: Jacques Tati, Barbara Dennek e Rita Maiden

É o filme mais conhecido de Jacques Tati, reconhecido pelo público e pela crítica como uma das obras-primas da comédia da ‘nova França’ que estava a desenvolver-se de forma magnífica. Tati realiza e interpreta a sua famosa personagem, Monsieur Hulot, que serviu de inspiração a outro icónico personagem, Mr. Bean. É um filme atrevido, à sua maneira, original e mostra uma criatividade invejável, mostrando uma França muito industrializada, que nos anos 60 se caracterizou pelo seu crescimento e constante inovação. Apesar de filmado num cenário, construído propositadamente para o efeito, a sensação de cidade é evidente, mostrando uma ideia de metrópole muito desenvolvida e industrial, influenciada pelo poder económica e tecnologia.

O filme é dividido em seis sequências interligadas por duas personagens, Monsieur Hulot e Barbara, que se encontram um ao outro no decorrer do filme, cuja acção ocorre num dia inteiro. O filme é reconhecido e muito elogiado pela sua subtileza e ‘acção quase silenciosa’, típica dos filmes de Tati, com uma comédia muito visual e com pouco diálogo, à excepção de diálogo de fundo que, muitas vezes, não tem importância para o desenrolar da história.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais do Cinema

Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais do Cinema”– uma nova rubrica da CC

Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais do Cinema

Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais do Cinema