#26 Essenciais do Cinema

12 OUTUBRO, 2017 -

Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais do Cinema”– uma nova rubrica da CCA para quem quer descobrir um pouco mais. Com temáticas menos generalizadas, por vezes menos actuais mas igualmente relevantes. Com tudo isto, é normal que por aqui encontres – e temos mesmo de te avisar – mais texto. Bem-vindo ao “Essenciais do Cinema”.

Filme: Vacas (1992)
Realizador: Julio Medem
Protagonizado por: Emma Suárez, Carmelo Gómez e Ana Torrent

É visualmente incrível e surpreendente; o risco foi tomado por Julio Medem, apesar de ser o seu filme de estreia. Conta a história de duas famílias rivais durante um período de 50 anos, com três gerações diferentes. A acção ocorre entre 1875 e 1936, no País Basco rural, iniciando no fim da Guerra Civil e terminando quase no início da Segunda Guerra Mundial, iniciada três anos depois. É um filme impróprio para as pessoas mais sensíveis, que podem ver este lançamento como chocante e, por vezes, nojento. É um dos grandiosos filmes dos últimos 40 anos e, na minha opinião, um dos melhores dez filmes de língua espanhola de todos os tempos. Tem uma visão revolucionário e dinâmica, numa perspectiva que impressionou a crítica e os fãs. É muito provavelmente a maior estreia de um realizador, em memória recente.

Foi muito controverso e visto como um dos filmes mais promissores por parte de um dos mais promissores realizadores da época. Surpreendeu-me bastante, bem como à crítica, apanhando-a de surpresa pela sua coragem e audácia. Os desempenhos são magníficos e o filme ganharia se tivesse mais 30 minutos de duração. Apesar de não aparecer, frequentemente, como um filme de referência e um obrigatório, “Vacas” tem a estranha capacidade de impressionar e chocar os telespectadores. Confesso que não é o filme mais agradável de ver, graças às imagens demonstradas por Medem. Infelizmente, apenas dura 1h30m. Adoraria ver este filme com mais uma hora, acho que só beneficiaria com essa extensão. É um Essencial dos anos 90, e não poderia ficar de fora da nossa lista!

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Tôkyô monogatari (1953) Realizador: Yasujirô Ozu Protagoniza

Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais do Cinema”

Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais do Cinem

Se estás a ler isto é porque chegaste ao "Essenciais do Cinema"–