#2 Essenciais do Cinema

1 SETEMBRO, 2016 -

Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais do Cinema”– uma nova rubrica da CCA para quem quer descobrir um pouco mais. Com temáticas menos generalizadas, por vezes menos actuais mas igualmente relevantes. Com tudo isto, é normal que por aqui encontres – e temos mesmo de te avisar – mais texto. Bem-vindo ao “Essenciais do Cinema”.

Rear Window (1954)
Realizado por: Alfred Hitchcock
Protagonizado por: James Stewart e Grace Kelly

Um dos maiores clássicos de sempre de Alfred Hitchcock – “Rear Window” (“A Janela Indiscreta”) – é a segunda escolha deste Essenciais do Cinema. Um dos filmes mais aclamados de todos os tempos, múltiplas vezes premiado e nomeado, incluindo quatro nomeações para os Óscares da Academia, com Hitchcock a perder o Óscar para Elia Kazan que realizou “On the Waterfront”, o sucesso que solidificou Marlon Brando como uma das maiores estrelas do cinema mundial.

 “Rear Window” combina o génio para o mistério de Hitchcock e a mestria da cenografia, obtendo um potpourri de romance, thriller, mistério e suspense que se tornaram por demais evidentes, ao longo da filmografia do derradeiro mestre do suspense cinematográfico. Jeff (James Stewart), temporariamente, inválido é obrigado a ficar em casa sem muito que fazer. Ajudado pela sua “paranóia” e curiosidade, ele começa a ficar fascinado pela vida dos outros. Esta vontade de “espiar” a vida dos outros pode até ser interpretado como um escape à sua própria vida, principalmente amorosa. A sua namorada, Lisa (Grace Kelly), quer tornar a relação mais séria, no entanto Jeff não parece muito entusiasta com a ideia, pensando inclusive em afastar-se dela por ser “perfeita demais”. Num certo dia, Jeff começa a ficar desconfiado de que um dos seus vizinhos possa ter matado a própria esposa, iniciando um conjunto de eventos que poderão provar-se fatais para Lisa, Jeff e a sua enfermeira.

É uma das poucas obras-primas do cinema. Combina a mestria, genialidade e peculiaridade de Hitchcock com um par de desempenhos de ‘encher o olho’ por parte de James Stewart e Grace Kelly. “Rear Window” é um dos filmes mais referenciados do realizador e um dos filmes mais vistos de sempre. Pessoalmente, já o devo ter visto mais do que seis vezes, mas sempre que o vejo algo de fantástico acontece e coisas novas são desvendadas.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

O mestre dos filmes de suspense Alfred Hitchcock é considerado uma referência pa

As obras são da autoria de Fernando Reza da Fro Design Company para a su

O icónico realizador britânico Alfred Hitchcock explorou o voyeurism

A capacidade de capturar imagens por parte de drones tem evoluído imenso ao longo dos últimos ano