#15 Essenciais do Cinema

17 ABRIL, 2017 -

Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais do Cinema”– uma nova rubrica da CCA para quem quer descobrir um pouco mais. Com temáticas menos generalizadas, por vezes menos actuais mas igualmente relevantes. Com tudo isto, é normal que por aqui encontres – e temos mesmo de te avisar – mais texto. Bem-vindo ao “Essenciais do Cinema”.

Cabiria (1914)
Realizador: Giovanni Pastrone
Protagonizado por: Italia-Almirante Manzini, Lidia Quaranta e Bartolomeo Pagano

Cabiria é, sem dúvida, um dos melhores filmes mudos de todos os tempos. Nem sequer parece um filme lançado há mais de 100 anos, mas foi. As cenas físicas são todas reais e existem ainda um conjunto de efeitos visuais verdadeiramente incríveis. É um filme que tem uma nuvem negra muito grande. O filme foi escrito por um ultra-nacionalista que retrata os italianos na guerra italo-turca de uma forma heróica e magnífica. Na altura, já havia ideais fascistas e por isso mesmo, ao longo dos anos, este filme foi algumas vezes associado a esses mesmos ideais. Cabiria é um dos filmes mais influentes de todos os tempos e uma referência para grandes realizadores como Martin Scorsese. O filme está dividido em cinco episódios e lida, maioritariamente, com a guerra italo-turca e com o salvamento de Cabiria, uma criança que é raptada pelos extremistas turcos e que terá que ser salva pelo um soldado romano e o seu servente.

Recomendo, vivamente, este filme pelo seu enorme impacto visual, cenas de acção, efeitos especiais e uma história muito envolvente. A banda sonora é, também, digna de nota, obtendo uma décalage fantástica entre o emocional e o excitante. Apesar da controvérsia que rodeia o filme, a obra-prima é tida como uma das referências obrigatórias do cinema, conseguindo inovar e influenciar o cinema mundial, mesmo tendo passado mais de 100 anos desde o seu lançamento. Como tal, este especial Essenciais do Cinema – que comemora os 15 artigos desde o nascimento do espaço no site – é dedicado a um dos mais influentes filmes de todos os tempos.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS