12 filmes para veres na Festa do Cinema por 2,5€

17 MAIO, 2017 -

Na próxima segunda-feira, dia 22 de Maio, o cinema custa 2,50 euros, até ao dia 24. Esta iniciativa acontece em todas as salas do país.

Trata-se da terceira edição da Festa do Cinema, a iniciativa é da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e dos distribuidores de conteúdos audiovisuais. Na Festa do Cinema  não estão incluídas as taxas suplementares cobradas para lugares VIP, sessões de filmes exibidos em 3D, sessões IMAX, sessões 4DX e eventos especiais. E outras promoções de preço não  são acumuláveis.

O objectivo é promover o acesso à cultura e atrair novos públicos às salas de cinema, as edições anteriores foram um sucesso, atingindo ao todo cerca de 400 mil espectadores.

Entre documentários, thrillers, dramas, comédias e animações a Comunidade Cultura e Arte escolheu 12  filmes que podes ver por 2,50 euros durante 3 dias.

Le jeune Karl Marx

A amizade entre Marx e Engels – os titãs intelectuais alemães e os pais do marxismo – traçando a conclusão do Manifesto Comunista e a criação de um movimento revolucionário do qual nasceram os instrumentos teóricos para a emancipação das massas oprimidas na Europa e em todo o mundo.

Em 1844, em Paris, Marx encontra Friedrich Engels, filho de um industrial, que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Engels, fornece a última peça do quebra-cabeça para a nova visão de mundo do jovem Marx.

Le jeune Karl Marx é realizado por Raoul Peck e tem argumento de Pascal Bonitzer e o próprio Raoul. Já o elenco conta com August Diehl, Stefan Konarske, Vicky Krieps, Olivier Gourmet, Hannah Steele, Rolf Kanies e Niels-Bruno Schmidt.

The Zookeeper’s Wife

A história verídica de uma mãe e esposa que, durante a Segunda Guerra Mundial, se tornou uma heroína para centenas de pessoas.
Na Polónia de 1939, Antonia Zabinska (Jessica Chastain) e o seu marido, Dr. Jan Zabinski (Johan Heldenbergh), gerem o florescente jardim zoológico de Varsóvia.
Quando o seu país é invadido pelas forças alemãs, Jan e Antonia são obrigados a obedecer às ordens de um novo zoologista selecionado pelo Reich, Lutz Heck (Daniel Brühl).

No entanto, decididos a lutarem contra o regime, Antonia e Jan começam a colaborar secretamente com a Resistência e põem em ação uma série de planos para resgatarem pessoas do recentemente criado Gueto de Varsóvia, colocando em risco as suas vidas e tudo que construíram.

The Zookeeper’s Wife é realizado por Niki Caro e tem argumento escrito por Angela Workman. Já o elenco conta Jessica Chastain, Daniel Brühl, Johan Heldenbergh, Iddo Goldberg, Michael McElhatton, Anna Rust ou Goran Kostić.

Sieranevada

Três dias após o ataque terrorista nos escritórios da revista Charlie Hebdo e quarenta anos após a morte do seu pai, Lary, um neurologista no auge da sua carreira, prepara-se para passar o seu sábado numa reunião de família para assinalar a data e celebrar o falecido. Mas a ocasião não corre de acordo com as espectativas. Forçado a confrontar os seus medos e o seu passado, a repensar o lugar que ocupa dentro do seio familiar, Lary dá por si constrangido e hesitante a partilhar a sua versão da verdade.

Sieranevada é realizado e escrito por Cristi Puiu. Já o elenco conta Mimi Branescu, Judith State ou Bogdan Dumitrache.

Planetarium

Paris, finais dos anos 30. Kate e Laura Barlow, duas jovens espiritualistas americanas, terminam a sua digressão mundial. Fascinado pelo seu dom, um produtor cinematográfico francês poderoso, André Korben, contrata-as para fazer um filme muitíssimo ambicioso.

Absorvida pelo cinema, as experimentações e os sentimentos, esta nova família não se apercebe o que espera brevemente a Europa.

Planetarium é realizado por Rebecca Zlotowski e escrito por Robin Campillo e pela própria Rebecca. Já o elenco conta com Natalie Portman, Lily-Rose Depp, Emmanuel Salinger, Amira Casar, Pierre Salvadori, David Bennent, Louis Garrel, Damien Chapelle.

Ma vie de Courgette

Courgette é a estranha alcunha de um rapaz de 9 anos. Apesar da sua história única é surpreendentemente universal. Depois da repentina morte da mãe, Courgette torna-se amigo de um simpático polícia, Raymond, que acompanha Courgette até à sua nova casa de acolhimento, repleta de outros órfãos da sua idade.
Courgette tem desde logo dificuldades em integrar-se neste estranho, e por vezes hostil, ambiente.

Contudo, com a ajuda de Raymond e dos seus novos amigos, Courgette acaba por aprender a confiar, encontrar o amor e mesmo uma família só sua.

Ma vie de Courgette esteve nomeado para os Óscares na categoria de Melhor Filme de Animação e é realizado por Claude Barras e escrito por Céline Sciamma.

Song to Song

Inspirado no cenário rock and roll de Austin, o filme segue quatro amantes interligados, nas quedas e conflitos das suas carreiras musicais vertiginosas e vidas íntimas sem regras. Num mundo guiado pela juventude, paixão, luxúria, drogas e criatividade, a história centra-se num casal que descobre em si próprio um caminho para todas as distrações selvagens das nossas vidas modernas e procura de satisfação em novas formas.

Song to Song é realizado e escrito por Terrence Malick e o elenco conta com Christian Bale, Ryan Gosling, Natalie Portman, Cate Blanchett, Rooney Mara, Michael Fassbender, Haley Bennett, Val Kilmer, Angela Bettis, Holly Hunter ou Benicio del Toro.

The Lost City of Z

Este filme conta-nos a incrível história verídica do explorador inglês Percy Fawcett (Charlie Hunnam), que viaja ate à Amazónia no início do século XX e descobre provas de uma avançada civilização até então desconhecida, que terá habitado a região. Apesar de ridicularizado pela comunidade científica que vê a população indígena como “selvagens”, o determinado Fawcett – apoiado pela sua mulher (Siena Miller), filho (Tom Holland) e ajudante de campo (Robert Pattinson) – regressa à selva numa tentativa de provar a sua teoria, vindo a desaparecer misteriosamente em 1925. Uma história épica de coragem e de paixão, pelo clássico olhar do realizador James Gray, The Lost City of Z é um tributo ao espírito exploratório e ao desafio aventureiro levado ao limite da obsessão.

The Lost City of Z é realizado e escrito por James Gray e o elenco conta com Charlie Hunnam, Tom Holland, Sienna Miller, Benedict Cumberbatch, Robert Pattinson ou Angus Macfadyen.

Kongens nei

Este filme baseia-se na história verídica dos três dias dramáticos, em Abril de 1940, em que o rei da Noruega recebe um ultimato impensável das forças armadas alemãs: rendição ou morte. Com a Força Aérea e os soldados alemães no seu encalce, a família real é forçada a fugir da capital. Decidem tomar caminhos separados, sem saber se alguma vez se vão voltar a ver. Märtha, a princesa real, deixa a Noruega com os filhos, procurando refúgio na Suécia, enquanto que o rei Haakon e o príncipe herdeiro Olav ficam, para combater os alemães. Após três dias de tentativas desesperadas de se esquivarem aos alemães, o rei Haakon toma a sua decisão final: recusa a capitulação, ainda que isso possa custar a vida a si, à sua família e a muitos noruegueses.

Kongens nei, ou em português A Escolha do Rei, é realizado por Erik Poppe e escrito por Harald Rosenløw-Eeg e Jan Trygve Røyneland.


Alien: Covenant

Ridley Scott regressa para o universo que criou, com Alien: Covenant, um novo capítulo do seu inovador franchise, Alien. A tripulação da nave Covenant, com destino a um planeta remoto do outro lado da galáxia, descobre o que acredita ser um paraíso desconhecido, mas é na realidade um estranho e perigoso mundo. Quando descobrem uma ameaça além da sua imaginação, eles tentam uma angustiante fuga.

Alien: Covenant é realizado e produzido por Ridley Scott e escrito por Michael Green, John Logan, Jack Paglen. Já o elenco conta com Michael Fassbender, Katherine Waterston, Billy Crudup, Danny McBride, Demián Bichir, Carmen Ejogo, Amy Seimetz, Jussie Smollet, Callie Hernandez, Nathaniel Dean, Alexander England ou Benjamin Rigby.

I Am Not Your Negro

Em 1979, James Baldwin escreveu ao seu editor dizendo que o seu próximo projecto, Remember This House, seria um livro revolucionário sobre as vidas e os assassinatos de três dos seus amigos mais próximos: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King, Jr. Quando morreu, em 1987, deixou apenas 30 páginas do manuscrito.

Este documentário extraordinário dá voz às palavras de Baldwin e, usando preciosos materiais de arquivo, volta a trazer para a ribalta as questões raciais na América.

I Am Not Your Negro é realizado por Raoul Peck e escrito por James Baldwin e pelo próprio Peck. No elenco constam nomes como: Samuel L. Jackson, Dick Cavett, James Baldwin, Medgar Evers, Malcolm X ou Martin Luther King.


Guardians of the Galaxy Vol. 2

Este filme da Marvel continua a acompanhar as aventuras da equipa enquanto atravessa os limites do cosmos. Os Guardiões devem lutar para manter a sua família recém-descoberta unida, enquanto tentam desvendar o mistério do verdadeiro parentesco de Peter Quill. Antigos inimigos tornam-se novos aliados e as personagens favoritas das bandas desenhadas clássicas irão ajudar os nossos heróis, continuando a expansão do Universo Cinematográfico Marvel.

Guardians of the Galaxy Vol. 2 é realizado e escrito por James Gunn e o elenco conta com Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Bradley Cooper, Vin Diesel, Michael Rooker, Karen Gillan, Pom Klementieff, Elizabeth Debicki, Kurt Russell, Nathan Fillion, Tommy Flanagan ou Glenn Close.


Get Out

Agora que Chris (Daniel Kaluuya, “Sicário – Infiltrado”) e a sua namorada Rose (Allison Williams, série de TV “Girls”) chegaram ao ponto da relação em que se apresenta a família, ela convida-o a passar o fim de semana em casa dos seus pais, Missy (Catherine Keener, “Capitão Phillips”) e Dean (Bradley Whitford, “A Casa na Floresta”). À primeira vista, Chris vê o comportamento excessivamente condescendente da família como tentativas nervosas de lidar com o relacionamento inter-racial da filha, mas com o avançar do fim de semana, uma série de descobertas, cada vez mais perturbadoras, levam-no a uma verdade que ele nunca poderia imaginar.

Get Out é realizado e escrito por Jordan Peele. E no elenco constam nomes como: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener, Bradley Whitford, Caleb Landry Jones, Keith Stanfield, Erika Alexander, Betty Gabriel, Marcus Henderson ou Ashley LeConte Campbell.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Na próxima segunda-feira, dia 16, o cinema custa 2,50 euros, até ao dia

A Festa do Cinema é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, come

A Festa do Cinema, que decorreu na semana passada com bilhetes mais baratos nas

A segunda edição da Festa do Cinema acontecerá de 16 a 18 de Ma