12 filmes a não perder em Janeiro e Fevereiro

3 JANEIRO, 2017 -

Janeiro e Fevereiro é, por norma, a época com os filmes mais importantes em sala, muito por culpa de ser a altura que antecede os Óscares. Sem nos focarmos unicamente em filmes que certamente vão marcar presença na cerimónia mais importante do Cinema, reunimos nesta lista 12 dos títulos mais importantes que durante estes primeiros dois meses do ano vão estar em exibição nos cinemas portuguesas.

Estreias a 5 de Janeiro

Manchester By The Sea

Um dos grandes candidatos ao Óscar de Melhor Filme e aquele que pode valer a Casey Affleck o Óscar para Melhor Actor. Realizado por Kenneth Lonergan este é um dos títulos mais aguardados desta altura do ano. Em Manchester By The Sea, a vida de um solitário servente de Boston é irreversivelmente transformada quando ele regressa à sua cidade natal para cuidar do sobrinho adolescente que ficou recentemente orfão. Uma obra de grande humanidade, que explora o sentido de comunidade, de esperança e de família.

Vita Activa: The Spirit of Hannah Arendt

Este é um retrato intimista sobre a filósofa alemã Hannah Arendt. Prémio do Júri para Melhor Documentário no Santa Barbara International Film Festival 2016, o documentário realizado por Ada Ushpiz é uma viagem pela vida pública e privada da filósofa aque desenvolveu o conceito de “banalidade do mal”, referindo-se na altura (década de 60) ao julgamento de Adolph Eichmann.

Estreias a 12 de Janeiro

Live By Night

Protagonizado e realizado por Ben Affleck, Live By Night decorre nos anos 20, quando nem mesmo a Lei Seca que imperava nas ruas foi suficiente para eliminar a rede de contrabando de álcool no submundo dos bares speakeasy, controlados por gangsters.

Little Men

Ira Sachs, que recentemente nos trouxe a excelente obra Love is Strange, está de volta aos cinemas portugueses com a sua mais recente obra, Little Men. Este será um filme que não pode passar despercebido, sendo um dos mais belos a serem exibidos durante este período cinematográfico no nosso país. Uma obra que eleva o sentido de amizade em duas crianças ao mesmo tempo em que os pais das mesmas se envolvem em lutas legais. Com alguns nomes de maior relevo a protagonizarem o filme, como por exemplo Greg Kinnear, será nas interpretações das duas crianças que a real beleza da obra irá incidir.

Estreias a 19 de Janeiro

Silence

Baseado no livro Silencea história do filme gira em torno de dois jesuítas portugueses que viajam para o Japão no século XVII, uma época em que as perseguições aos cristãos obrigavam os crentes a praticar uma fé clandestina. Após a leitura do livro, Martin Scorsese começou de imediato a trabalhar na sua adaptação ao cinema, com a ajuda do argumentista Jay Cocks. Passadas duas décadas desde que completaram o guião, Scorsese e a sua equipa conseguiu finalmente o financiamento necessário para avançar com o filme. Os actores Liam Neeson, Andrew Garfield e Adam Driver foram os escolhidos para protagonizar a adaptação para cinema.

Estreias a 26 de Janeiro

La La Land

O filme, dirigido por Damien Chazelle, realizador de Whiplash, conta a história de um pianista de jazz e a sua namorada aspirante atriz em Los Angeles e é um tributo aos anos dourados dos musicais americanos, homenageando clássicos como o Singing in the Rain e GreaseProtagonizado pelos carismáticos Ryan Gosling e Emma Stone, que em 2011 já tinham protagonizado par romântico em Crazy, Stupid, Love, La La Land é um dos grandes favoritos aos Óscares mais pretendidos, muito por culpa do seu revivalismo.

Estreias a 2 de Fevereiro

Moonlight

Moonlight foi o grande vencedor dos Gotham Independent Film Awards, que nas últimas edições mostraram ser uma antecâmara para os Óscares, ao arrecadar os prémios de Melhor Filme, Melhor Argumento e Melhor Elenco. Realizado por Barry Jenkins, Moonlight é um dos filmes mais aguardados do ano e mais elogiados pelos críticos, sendo que foi considerado em muitas das listas realizadas pela imprensa americana como o melhor filme de 2016. Uma jornada de autoconhecimento tendo como pano de fundo as ruas de Miami.

T2: Trainspotting

20 anos depois, os actores Ewan McGregorEwen Bremner, Johnny Lee Miller e Robert Carlyle, voltam a juntar-se ao realizador Danny Boyle. Passadas duas décadas desde o primeiro Trainspotting, esta continuação da história dos amigos viciados em heroína terá como base o livro Porn, de Irvine Welsh, que é também o autor do livro que deu nome ao primeiro filme.

Paterson

Esta obra cinematográfica é dirigida e escrita pelo consagrado cineasta norte-americano Jim Jarmusch, o mesmo que realizou Ghost Dog: The Way of the Samurai, Dead Man ou ainda Broken Flowers. O filme protagonizado por Adam Driver retrata a vida de um motorista de autocarros em New Jersey, vida essa que é regulada pelo relógio e pela rotina que cumpre de forma religiosa. É essa mesma rotina e relação feliz que mantém com a namorada que é observada e explorada ao detalhe neste filme.

Estreias a 9 de Fevereiro

Jackie

Realizado pelo fantástico Pablo Larraín, que em 2016 nos trouxe The Club às salas portuguesas, o filme sobre Jacqueline Kennedy, na altura mulher do presidente dos EUA, John F. Kennedy, promete ser um dos momentos altos antes dos Óscares, muito por culpa da interpretação de Natalie Portman, cotada como uma das melhores do ano. O filme conta ainda com Peter Sarsgaard e Greta Gerwig em papéis secundários.

Fences

Numa Hollywood sempre envolta em questões raciais, Fences é a resposta a essas contínuas polémicas. Protagonizado pelos categorizados Denzel Washington e Viola Davis, o filme tem nestas duas interpretações um dos grandes pontos fortes, além de se focar sobre uma temática sempre actual.

Estreias a 16 de Fevereiro

Toni Erdmann

Aquele que foi por nós considerado como o melhor filme de 2016 chega às salas portuguesas no próximo mês de Dezembro. Toni Erdmann, realizado por Maren Ade tentativa de reaproximação entre um pai e uma filha. Com interpretações soberbas por parte dos seus actores Peter Simonischek e Sandra Hüller, o filme relembra-nos de forma original sobre a magia que é sabermos rir de nós mesmos.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS