10 filmes para veres a 2,50 euros no cinema

13 MAIO, 2016 -

Na próxima segunda-feira, dia 16, o cinema custa 2,50 euros, até ao dia 18, em todas as salas do país. Trata-se da segunda edição da Festa do Cinema, a iniciativa é da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e dos distribuidores de conteúdos audiovisuais. A mesma iniciativa aconteceu pela primeira vez em 2015 e contou com cerca de 200.000 espectadores

Entre documentários, thrillers, dramas, comédias, animações e até um musical, a Comunidade Cultura e Arte decidiu fazer 10 escolhas de filmes que podes ver por 2,50 euros. É de relembrar que filmes 3D não são abrangidos por esta iniciativa.

Dheepan

Para escapar à Guerra Civil do Sri Lanka, um antigo soldado, uma jovem mulher e uma menina fazem-se passar por uma família. Acabam por se instalar na periferia de Paris. Praticamente não se conhecem, mas vão tentar construir uma vida juntos.
Este filme foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 2015.

Mudar de Vida – versão digital restaurada (1967)

Uma praia de pescadores, o mar que a pouco e pouco vai conquistando a terra. A luta do homem com o mar e sobretudo a luta entre a tradição e o progresso. No centro do drama estão as relações sentimentais, difíceis e quase absurdas que unem um pescador, Adelino, de regresso da guerra de África e duas mulheres, Júlia, uma mulher do mar (à moda antiga), e Albertina, uma operária misteriosa e selvagem. Voltando do Ultramar, Adelino encontra Júlia, a sua antiga namorada, casada com o seu irmão. O drama surge… Albertina, a operária, desafia-o a partir, a Mudar de Vida.

Everybody Wants Some
(a curta-metragem Balada de um Batráquio também é exibida)

A sequela espiritual de Dazed and Confused, de 1993, a obra seminal de Richard Linklater, e que catapultou Matthew McConaughey para a ribalta, acompanhava as aventuras de jovens do liceu, no seu último dia de aulas, em Maio de 1976.
Este filme acompanha um grupo de estudantes durante o seu primeiro ano de universidade, nos anos 80, e as suas tentativas para entrarem na equipa principal de basebol, testando as suas liberdades e responsabilidades longe da supervisão dos adultos.

Cemitério do Esplendor (Rak ti Khon Kaen)

Soldados com uma misteriosa doença de sono são transferidos para uma clínica temporária numa antiga escola.
O espaço, repleto de memórias, torna-se num mundo revelador para a voluntária, Jenjira, enquanto ela cuida de Itt, um bonito soldado, que nunca recebe visitas de famíliares.
Jen faz amizade com Keng, a jovem médium que usa os seus poderes psíquicos para ajudar as famílias a comunicar com os homens em coma. Os médicos exploraram formas, incluindo a terapia de luz colorida, para aliviar os sonhos conturbados dos homens.
Jen descobre o enigmático diário de Itt com estranhos escritos e esboços. Pode haver uma ligação entre a síndrome enigmática dos soldados e a mítica região, situada debaixo da clínica.
Magia, cura, romance e sonhos fazem parte do caminho de Jen para uma consciência mais profunda de si mesma e do mundo que a rodeia.

Demolição

Davis Mitchell (Jake Gyllenhaal), um bem sucedido banqueiro de investimento, vive em luta após perder a mulher num trágico acidente de carro.
Apesar da pressão de Phil (Chris Cooper), o seu sogro, para que tente retomar a vida, Davis continua a não conseguir.
Mas o que começa como uma carta de reclamação para uma empresa de máquinas de venda de comida, transforma-se numa série de cartas com surpreendentes revelações pessoais.
Estas cartas captam a atenção de Karen Mareno (Naomi Watts), a representante do serviço ao cliente da empresa – ela própria a lutar com algumas questões emocionais e financeiras – e acabam por levar à criação, entre os dois, de uma ligação improvável. Com a ajuda de Karen e do seu filho Chris (Judah Lewis) , Davis começa a demolir a vida que sempre conheceu, como forma de reconstruir o mundo à sua volta.

O Menino e o Mundo

Um menino abandona a sua aldeia para procurar o pai e descobre um mundo dominado por seres estranhos e fantásticos. Uma animação que, com recurso a várias técnicas retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.
Este filme foi nomeado para os Óscares em 2016 para melhor filme de animação.

Janis: Little Girl Blue

Este é um documentário da realizadora Amy Berg (Deliver Us from Evil, West of Memphis), examina pela primeira vez no cinema, e com profundidade, a história de Joplin, apresentando um retrato íntimo e perspicaz de uma artista impulsionadora e complexa.
Narrado pela cantora Cat Power, Janis: Little Girl Blue oferece uma nova compreensão de uma mulher brilhante, complexa, cuja surpreendente ascensão e a súbita morte mudou a música para sempre.

Axilas

Lázaro de Jesus é o filho adoptado de uma senhora rica de Lisboa, a quem chama Avó. É ela que o apresenta ao Padrinho, um grande empresário que o toma como seu protegido, e a Angelina, a mulher com quem a Avó pretende que ele se case.
Mas Lázaro tem outros interesses ocultos, o mais importante dos quais é uma fixação obsessiva pelas axilas femininas. Quando vê a violinista Maria Pia a tocar, Lázaro apaixona-se de imediato e passa a viver em função dela, o que irá precipitar um final absolutamente imprevisível.

Money Monster

No intenso thriller Money Monster, realizado por Jodie Foster, Lee Gates (Clooney) é uma bombástica personalidade da televisão, cujo popular programa sobre investimentos financeiros o torna no guru do dinheiro em Wall Street.
Mas depois de Gates promover a compra de ações de uma empresa de alta tecnologia, que misteriosamente entra em crash, um investidor irado (O’Connell) faz Gates, a sua equipa e a sua produtora Patty Fenn (Roberts) reféns durante a emissão ao vivo do programa.
Num desenvolvimento em tempo real, Gates e Fenn terão de encontrar uma forma de se manterem vivos e, simultaneamente, desvendarem a verdade por trás de uma teia de grandes mentiras.

Capitão América: Guerra Civil

No filme da Marvel “Capitão América: Guerra Civil”, encontramos Steve Rogers a liderar a recente equipa formada de Os Vingadores, num esforço contínuo de salvaguardar a humanidade. Mas depois de outro incidente que envolve Os Vingadores que resulta em danos colaterais, aumenta a pressão política para se instalar um sistema de responsabilização, dirigido por um membro do governo para supervisionar e dirigir a equipa.

O novo status quo divide Os Vingadores, criando dois campos – um liderado por Steve Rogers e pelo seu desejo de manter Os Vingadores livres para defenderem a humanidade sem interferência do governo e o outro por Tony Stark, que toma a decisão surpreendente de apoiar a supervisão e responsabilidade do governo.

De acordo com dados estatísticos do ICA, em 2015, as salas de cinema registaram 14,5 milhões de espectadores e 74,9 milhões de euros de receita bruta de bilheteira, o que representou um aumento de cerca de vinte por cento em relação a 2014.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Na próxima segunda-feira, dia 22 de Maio, o cinema custa 2,50 euros, até ao

A segunda edição da Festa do Cinema acontecerá de 16 a 18 de Ma

A Festa do Cinema é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, come

A Festa do Cinema, que decorreu na semana passada com bilhetes mais baratos nas