10 anos de ensaios de ‘Argumento’ disponíveis gratuitamente

8 SETEMBRO, 2016 -

Está disponível online (no site do CCV) uma compilação de 10 anos de ensaios do Argumento, publicação editada pelo Cine Clube de Viseu, um dos mais antigos cineclube do país, fundado em 1955. Foi criado dentro da publicação, que divulga actividades e debates, um espaço para ensaios apelidado de “Nós por cá!” que reúne diferentes autores, perspectivas e temas, proporcionando uma indispensável reflexão do cinema. A iniciativa que já vem de 2003 teve a coordenação de Fausto Cruchinho, professor e investigador na Universidade de Coimbra, disponibilizado agora o seu arquivo até ao ano de 2012.

Estabelecendo-se o cinema como um agente fulcral na contínua exploração da condição humana e no enriquecimento do espírito, o levantamento de um debate interno é vital para o seu funcionamento como entidade crítica. Nas palavras de António Ferro, citado num dos ensaios disponibilizados, O Estado Novo e o Cinema: De António Ferro a Dom Roberto, “mais do que a leitura, mais do que a música, mais do que a linguagem radiofónica a imagem penetra, insinua-se, sem quase se dar por isso, na alma do homem”.

Os ensaios “Nós por Cá!” promovem esse debate e contam com diversos números como por exemplo, O Cinema e a Representação das Sexualidades (a)Típicas por Isabel Nogueira, O Cinema como Suspensão do Mundo / João César Monteiro por Luís Bernardo, O Estado Novo e o Cinema (divido em duas partes) por Paulo Cunha, Rossellini Didáctico por Fausto Cruchinho, Manoel de Oliveira / Um homem que fala dos homens por Violetta Rogai, entre outros.

A abordagem dos temas é relativamente breve e não tem a pretensão de esgotar o assunto ou formular resposta finais, são pontos de partida para reflexões maiores. Não obstante, as notas de rodapé e as pontuais imagens, dão boas e mais concentradas referências para os cinéfilos mais apaixonados.

O Argumento pode ser adquirido em vários locais como, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Livraria da Faculdade Letras da Universidade de Lisboa, Cine Clube do Porto, Livraria da Universidade Católica do Porto e no próprio Cine Clube de Viseu.

Os ensaios podem ser lidos aqui.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Sunspring é uma curta-metragem de ficção científica que não é de to

O clamado Werner Herzog tem sempre coisas novas para oferecer ao mundo. Recentemen